A Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) revelou os vencedores do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2017/2018, em cerimônia no Hotel Recanto Cataratas, em Foz do Iguaçu. A Pousada Piuval, de Poconé, no pantanal mato-grossense, levou o Prêmio Top Sustentabilidade e ganhou, além de um vídeo exclusivo, produzido pelo MTur (Ministério do Turismo), uma bolsa de estudos 100% no curso de Pós-Graduação EAD – Inovação e Empreendedorismo em Negócios Turísticos Sustentáveis do SENAC, que também vai dar uma consultoria para os vencedores de cada categoria.

O case da empresa, que concorreu na categoria Meios de Hospedagem, é o trabalho com reuso de água, reciclagem de lixo e ações socioculturais para formar novos guias de turismo na cidade. O empreendimento se tornou referência em estações de tratamento de água ao chegar à marca de dez mil litros reciclados por dia, feito adquirido com a reutilização da água usada em pias, chuveiros e ar condicionado, direcionada para vasos sanitários.

Além disso, a pousada tem fortes ações socioculturais. Não só todos os colaboradores são da região, como a Piuval é parceira do projeto guia mirim, para formar novos guias no destino.

Durante a cerimônia, a Braztoa também anunciou que a edição 2018/2019 do Prêmio será em Ilhabela.

Os vencedores dentro de cada categoria:
– Associados Braztoa: BWT Operadora
– Agências de Viagem: Baluarte Pousada e Ecoturismo
– Resorts: Sofitel Guarujá Jequitimar (SP)
– Meios de Hospedagem: Pousada Piuval (MT)
– Parceiros do Turismo: Cataratas do Iguaçu S/A
– Projetos Inovadores: CEFET RJ / Petropolis
– Menção Honrosa: Estância Mimosa Ecoturismo S/A
– Menção Honrosa Internacional: Rain Forest Alliance

* Foto de capa: divulgação/Braztoa