Os cartões postais da terra das Cataratas

(fotos: Juliana Albino)

Quando soube que visitaria novamente Foz do Iguaçu comecei a relembrar os bons momentos da minha primeira viagem ao destino. O primeiro encontro com as Cataratas do Iguaçu – um local único feito pelas mãos do Criador, outros ícones do turismo da região como Itaipu – maior hidroelétrica do mundo, Parque das Aves, com 1.100 aves e outros atrativos que incluem compras e negócios.
Neste local de encantos está instalado o Bristol Viale Cataratas, um hotel de apenas um ano de operação e que tem um diferencial na região pela grandiosidade, exuberância e proximidade com os principais polos turísticos do país. Situado na Avenida das Cataratas, o empreendimento está a 10 minutos do aeroporto, 25 minutos da fronteira com a Argentina, e 20 minutos das Cataratas do Iguaçu.
Não tinha como se perder. O Sr. Vitalino Capeletto,
do Iguassu Golftur estava a nossa espera
Ao chegarmos no aeroporto fomos recebidos pelo Sr. Vitalino Capeletto, que prontamente já estava com uma plaquinha esperando a nossa chegada. Do aeroporto até o empreendimento já avistamos um caminho repleto de árvores, pássaros e uma tranquilidade ímpar.
Vamos embarcar nessa viagem contagiante, que é o local dos sonhos.
Por Juliana Albino*
Fachada do Bristol Viale Cataratas
O empreendimento já registra R$ 4 milhões em faturamento nos 12 meses de atuação. “Começamos a operar com 87 quartos e hoje já contabilizamos 151 UHs. O nosso principal foco é diversificar os serviços e aumentar a atuação no público corporativo. Temos alcançado 50% de ocupação desde a nossa inauguração, e mantivemos a mesma taxa até o momento”, diz Adejar Wolf Mendes, gerente geral do hotel.
Adejar Wolf Mendes
Prazer de servir
O sorriso estampado no rosto. Assim em todos os corredores, restaurante, lobby e fitness, do meio de hospedagem encontramos colaboradores que nos contagiam por sua gentileza, e um belo sorriso.
 Odete Rolim e Sandra Casagrande, ambas camareiras
“Aqui trabalhamos com o sorriso como marca principal, e fazemos com que o nosso hóspede se identifique com o hotel, sentindo-se em casa”, diz Lourenço Brandt, executivo comercial.
“Já tive experiências em outros hotéis, e aqui no Bristol Cataratas tenho aprendido a trabalhar com mais felicidade. A equipe é muito entrosada em harmonia, comunicação, e em todo tempo recebemos elogios”, diz Rafaela Lopes de Souza, recepcionista do empreendimento.
Segundo Odivan Sidimar Eggert, gerente comercial, por ser um hotel novo o Bristol Cataratas se desponta na região.
“A nossa meta é projetar o hotel, e fazer com que ele seja referência no atendimento e serviço. Frequentemente oferecemos aos nossos colaboradores treinamentos e capacitação.”
Odivan Sidimar Eggert, gerente comercial e
Lourenço Brandt, executivo comercial 
Gastronomia
Júlio de Lina é o chef executivo da área de A&B do hotel, e prefere apostar em pratos típicos da região. O chef frequentemente inova no cardápio e oferece aos hóspedes e passantes o privilégio de degustarem pratos exuberantes no paladar.
São servidos pintado, surubi, costela de Pacu, originário das três fronteiras. O restaurante para até 145 pessoas está acoplado a dois bares, que com a adega intitulada Wine Space possui rótulos nacionais e internacionais.
A mesa decorativa é um diferencial a parte
 Aqui vemos o restaurante antes das refeições…

Agora visto de cima

 No café da manhã a infinidade de bolos, pães
é um convite para não sair mais do restaurante
(foto: divulgação)

Diversos sabores de suco
(foto: divulgação)

As frutas sempre bem fresquinhas  

(foto: divulgação)
A entrada dos pratos com deliciosas saladas…  
 … esta é de alface americana, tomate, batatas, vagens e palmito

 
 Filet Mignon grelhado ao molho roquefort
Uma das criações do chef, o mouse multisabor
As tortinhas nos convidam a provar mais que uma 

Eventos
Na área de eventos o espaço atual é destinado a 220 pessoas, e até 2010 será construído um centro de convenções em um terreno com auditório para 600 pessoas e três salas de apoio.
Umas das salas de eventos
“A nossa meta é aumentar em até 10% a captação de hospedagem. Em 2010, com o novo espaço pretendemos captar eventos nacionais e dos países circunvizinhos”, declara Eggert.
O terreno onde está sendo construído o novo espaço de eventos 
Hospedagem
O empreendimento conta com 151 apartamentos de luxo, todos com TV LCD, ar-condicionado split, frigobar, internet, wirelles, cofre individual e uma decoração moderna feita pelo arquiteto do hotel. Em todos corredores podemos observar toques clean, e cada andar é identificado por uma cor diferenciada. Um outro atrativo são as suítes luxo equipadas com dois chuveiros.
Nos apartamentos também existe o sistema eletrônico “Não Perturbe e Favor Arrumar o Quarto”. Já os portadores de deficiência física contam com oito quartos adaptados.
Vamos conhecer os apartamentos… 

 
Ao entrarmos podemos ver a bela parede azul.
Todas as UHs tem uma cor diferenciada

 
O corredor onde nos hospedamos era todo azul,
e o efeito fascinante 
 Os apartamentos para duas pessoas…
 
e no detalhe as colchas, que são uma decoração a parte 
 Nesta acomodação priorizou-se a cor verde

 
 
 Um dos apartamentos para portadores de deficiência física

O sistema “Não Pertube” indica quando a
 camareira pode entrar na acomodação
O frigobar…
… com algumas opções variadas… 
 … e não podia faltar as guloseimas 
O descritivo ao lado do controle indica
ao hóspede os canais de TV disponíveis
Todos os apartamentos são equipados com cofre 
Os amenities 

 
 
Para alívio das mulheres todas as tomadas tem entrada
para 110v e 220v. E o secador potente não podia faltar

 
O empreendimento conta com uma loja de acessórios
 Os quatis, um dos atrativos da região 
Vista do lobby, que tem nos detalhes a moderna arquitetura 

 A recepção é toda espelhada
 O detalhe da gota, que simboliza as Cataratas

 A mesinha de centro oferece revistas e jornais.
Quando chega a noite vemos o reflexo das…
… imagens que simbolizam as águas
 Em cada local do empreendimento existe uma
máquina de café quentinho para os hóspedes
Estrutura de lazer

A área de lazer é composta por piscina escalonada com cascatas e deck molhado, clube kids, sala de jogos, saunas, serviço de bar, que dispõe ao hóspede um momento para relaxar. Os clientes também contam com uma sala de cinema, que comporta até 30 pessoas.
 A piscina do hotel é um convite ao descanso
 Descendo as escadas encontramos o fitness center 

A decoração tem tons suaves e florais
No meio de uma pausa o hóspede pode manter a forma
 No mesmo local podemos encontrar uma mesa de pimbolim…
Sustentabilidade
O meio de hospedagem também tem uma preocupação com o meio ambiente. Toda a água utilizada no hotel já sai tratada, e as  lâmpadas são econômicas para produção de um hotel sustentável. “Nosso meio de hospedagem já economizou 80% de energia com as novas práticas”, enfatiza Eggert.
A preocupação com o meio ambiente 
Destino Foz do Iguaçu  

Aqui a parada é obrigatória

Foz do Iguaçu tem despontado no turismo do país seja pelos seus atrativos naturais, como nos eventos de todos os portes. As opções turísticas compõem um cenário único.
Para onde deseja ir?
Cataratas do Iguaçu
Com 185 mil hectares, as Cataratas do Iguaçu tem sido responsáveis pelo grande número de turistas que visitam a região. Só em 2005, o Parque Nacional do Iguaçu recebeu um milhão de turistas, um número recorde só registrado na década de 80.
O lado argentino das Cataratas correspondem a 75%, e o brasileiro 25%. A parte mais alta tem 82 m de altura, que é a conhecida como garganta do diabo, e ao todo são 275 quedas.
Até as Cataratas percorremos uma bela estrada
 
E avistamos as casas dos guardas florestais do Parque...
…e chegamos bem pertinho da primeira queda
 Que grandiosidade…
As Cataratas são uma das finalistas no concurso que elegerá
as
Sete Maravilhas da Natureza, no próximo ano
 
Curiosidade
Antigamente o Parque das Cataratas era de propriedade particular. Em 1916, o local recebeu a visita ilustre de Alberto Santos Dumont, que solicitou às autoridades que o parque se tornasse um bem comum da humanidade.
Um fato curioso aconteceu em sua visita. Devido às chuvas uma enorme tora de madeira ficou presa em cima do precipício do Salto Floriano, e o aviador sem medo dirigiu-se até a tora e ficou dependurado sobre ela contemplando a natureza. E disse: “as alturas não me perturbam, não se preocupem.”
 
 A estátua de Santos Dumont é uma homenagem ao aviador 

 

A placa simboliza o seu pedido

  
 Em todos os lugares aparecia um belo pássaro
 
Itaipu
A Itaipu Binacional, na fronteira do Brasil com o Paraguai, consagra a grandiosidade de um dos atrativos turísticos da região. O lago de Itaipu foi criado em 1982, e tem 20 turbinas, aproximadamente 40 mil homens trabalharam em sua construção. O nome Itaipu vem de uma homenagem a uma pequena ilha do rio Paraná, que está hoje assentada a Usina. A ilhota era conhecida como Itaipu pelos indígenas, que em tupi-guarani significa “a pedra que canta”.
 
 O símbolo da energia do país. O espetáculo das comportas acontece somente algumas vezes ao ano. No dia da nossa visita elas foram abertas
 A caminho de Itaipu passamos na rua central de Foz

 
No jardim da hidroelétrica avistamos diversas placas, com nomes
dos trabalhadores que fizeram parte da construção
Parque das Aves
O Parque das Aves tem uma área de 17 hectares de mata nativa, próximo ao Parque Nacional do Iguaçu. O local permite que os visitantes fiquem frente a frente com a aves. Hoje o parque tem 1.100 aves de 140 espécies, e as aves brasileiras predominam, já as espécies da África, Ásia e Austrália também estão representadas.
 Aqui os animais ficam soltos e interagem com o público
 O tucano que faz muitas poses para as fotos
 
Os flamingos são belos e carismáticos
Serviço
Bristol Viale Cataratas
Rodovia das Cataratas, 2420 – Vila Yolanda, Foz do Iguaçu – PR
Reservas: 45 2105-7200
www.vialecataratas.com.br
*A equipe do Hôtelier News hospedou-se no Bristol Viale Cataratas a convite do hotel.