Buenos Aires (foto: arquivo HN) 
Buenos Aires
(foto: arquivo HN/Filip Calixto)

Uma pesquisa realizada pelo comparador Mundi revelou que entre os três destinos internacionais mais procurados por brasileiros estão: Buenos Aires (11,5%), na Argentina; Miami (8,1%), nos Estados Unidos; e Amsterdã (6,7%), na Holanda. 

Este ano a novidade ficou a cargo da capital holandesa, que até então não tinha aparecido na lista nos anos anteriores, mas que agora ocupa a terceira colocação. "Sem contar que é uma surpresa também o fato de ter uma cidade europeia no top 5 de viagens durante o carnaval", avalia  Ana Araujo, CEO do Mundi.

De acordo com a profissional, a justificativa para esse aparecimento repentino é incerta, mas pode ser que as superpromoções para a Europa em dezembro tenham ajudado no resultado.

Ainda conforme a executiva, um fator interessante é que Buenos Aires já não é a líder absoluta dos destinos mais procurados na América Latina. "Os valores este ano diluíram bastante. Se, em 2014, três cidades da América do Sul apareciam no top 5, o mesmo já não aconteceu este ano. Pode ser que as pessoas que têm o costume de viajar durante o carnaval ficaram sem opção na América do Sul por já terem visitado os destinos mais populares em outras ocasiões. Note-se, por exemplo, que Montevidéu caiu 3 posições em 2015 em relação ao ano passado, ocupando a oitava posição", avalia Araujo.

No que se refere aos destinos brasileiros, o Rio de Janeiro ocupa a primeira posição com 14,3%, seguido por Salvador (8,5%) e São Paulo (7,1%).

Um comparativo dos últimos três anos realizado pelo portal mostra que os destinos nacionais não sofreram alterações no período. "Rio de Janeiro continua sendo o principal local para o feriado de carnaval. Já São Paulo e Salvador se alternam, mesmo a capital paulista não sendo um destino carnavalesco tradicional", explica Ana.

A única mudança expressiva foi Vitória, que entrou no ranking, ocupando o lugar de Porto Alegre, na nona posição. "As duas cidades também não possuem tradição carnavalesca. O resultado indica que alguns turistas procuram uma alternativa durante essa folga, porém longe da grande agitação e dos altos preços comuns nessa época", relata a executiva.

Serviço
www.mundi.com.br