Uma das piscinas do hotel Bühler
(foto: hotelbuhler.com.br)
 
Uma empresa sustentável é hoje vista com bons olhos por todos. Foi esta a proposta que o hotel Bühler, localizado em Visconde de Mauá, no Rio de Janeiro, adotou para dar ao hóspede serviços de qualidade sem causar danos ao meio ambiente, o que no fim das contas reflete numa maior tarifa para o cliente. Embora a ideia tenha sido boa, o funcionamento do hotel quase ficou comprometido por conta da concorrência agressiva, segundo informações do portal Exame.com.
 
Com 20 chalés, piscinas, quadra de tênis e outros atrativos, o hotel comporta apenas 65 hóspedes. No mais, da área total de 175 mil m², somente 25 mil deles são utilizados – o restante é reserva ecológica e tem seu espaço respeitado. Além disso, o hotel faz coleta seletiva, reaproveita materiais descartados, faz a plantação de horta e procura utilizar outros métodos de energia.
 
Em entrevista à publicação, Rogério Bühler, gerente-executivo do hotel e pertencente à quarta geração da família, diz que, por questões de sobrevivência, pensou por muito tempo em desistir das políticas adotadas e aumentar a área construída – acompanhando a tendência de crescimento hoteleiro da região.
 
Por fim, um programa do Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) de apoio ao crescimento de empresas apresentou alternativas ao gerente – tais como a construção de um hotel-escola para suprir a demanda de mão de obra qualificada e a sensibilização do hóspede quanto aos cuidados com o meio ambiente. Isto fez com que o hotel se transformasse em uma referência de estilo de vida, não apenas um meio de hospedagem.
(Redação)