Empresários atuantes no segmento turístico, representantes da hotelaria e secretarias de turismo, em união de forças, colocaram em prática uma série de ações para consolidar o Estado de Sergipe como uma opção mais relevante entre os destinos procurados por viajantes de lazer. Com esse pensamento, nasceu a ação "Sergipe, Viva essa Experiência", que hoje (19) desembarcou na sede do Grupo Trend para um almoço apresentando elementos da cultura sergipana para boa parte dos colaboradores da operadora. Segundo os organizadores, a iniciativa ocorreu para fortelecer a parceria e seguir munindo a equipe  Trend de informações.

Fábio Henrique de Carvalho, secretário de Turismo de Sergipe, lembra que o relacionamento estreito com o grupo Trend ganhou profundidade em novembro passado, quando ocorreu uma bateria de capacitações apresentando as nuances de cidades e locais na região que servem como produtos para a operadora. O almoço temático de hoje é um desdobramento disso e alguns outros eventos ainda devem ocorrer ao longo do ano.

"Nossa intenção é aumentar a visibilidade das nossas cidades como destinos de lazer", resume o secretário. De acordo com ele, o viajante brasileiro ainda precisa descobrir as particularidades de uma região que tem diversidade de opções e que, pelas distâncias curtas entre as atrações, pode ser uma experiência completa. "Estamos falando de um Estado que tem praia, passeios históricos e religiosos, cânions, festas e uma porção de outras coisas que podem ser exploradas em viagens curtas", diz.

Tanto interesse nos viajantes que desbravam o Brasil em busca de diversão já tem começado a surtir efeito. Desde o início da parceria com o grupo Trend, a procura por cidades sergipanas já aumentou, conforme comenta o secretário que ainda não tem os números fechados para apresentar.

A sensação de Carvalho, no entanto, se faz mais palpável com o endosso da operadora que já detectou aumento de 15% nas vendas de Sergipe apenas nos últimos meses. Segundo Dyogo Schroeder, diretor de Produtos Nacionais e Vendas do Grupo Trend, o Estado é uma trajetória ascendente dentro da modalidade que mais vende da empresa, as viagens domésticas. "O nacional de lazer é nosso produto principal. Responsável por 50% do nosso faturamento. Dentro disso o Sergipe vem crescendo, ainda distante dos nossos principais produtos mas crescendo".

Os resultados da parceria ainda devem demorar mais um pouco para serem considerados bons. Por tratar-se de um conjunto de iniciativas recentes, a secretaria de Estado entende que os impactos das ações devem começar a ganhar boa proporção no Verão 2017/2018. "Queremos colocar o Sergipe numa prateleira de destaque entre os destinos nordestinos", afirma o secretário.

* Foto de capa: Filip Calixto