cariri_urca
Entrada do campus Pirajá da Urca (Universidade Regional do Cariri)
(fotos: Priscilla Haikal)

A fama do município de Juazeiro do Norte, no sul do Estado do Ceará, está fortemente ligada à motivos religiosos, já que a cidade foi morada do Padre Cícero durante muitos anos. Com isso, o local possui importantes pontos de peregrinação como a estátua do padre de 25 metros de altura, situada na Colina do Horto, e a Capela do Socorro, que abriga os restos mortais do religioso.

Mas não é só de religião que vive o turismo de Juazeiro. Outro marco da cidade é a Lira Nordestina, gráfica que desde os anos 1930 é especializada na produção de literatura de cordel. As instalações são simples. Um grande salão pintado de azul é ocupado por máquinas de impressão tipográfica e algumas mesas com várias reproduções, normalmente fruto de encomendas. Ali também são produzidos quadros e até chinelos com estampas de xilogravura, que ficam à venda para os visitantes.

A gráfica fica situada no campus Pirajá da Urca (Universidade Regional do Cariri), onde funcionam os cursos de Teatro e de Artes Visuais da instituição. São várias as manifestações culturais e artísticas que preenchem o espaço. As paredes são pintadas com murais e grafites, e diferentes esculturas enfeitam os troncos e as copas das árvores, explorando e brincando com a própria configuração do ambiente.

A universidade ainda é responsável por outro projeto na região, o Geopark Araripe. Com a sede administrativa na cidade de Crato, vizinha de Juazeiro do Norte, a área do parque abrange nove geossítios espalhados por seis municípios, que são demarcados conforme seus potenciais geológicos e científicos.

Apesar da procura maior ser por parte de estudantes e pesquisadores, os investimentos no geoturismo vêm crescendo nos últimos anos, a partir de parcerias como a realizada com o iu-á hotel. Entre os destinos mais visitados estão a floresta petrificada do Cariri e a cachoeira de Missão Velha.

Serviço
geoparkararipe.org.br

www.juazeiro.ce.gov.br www.urca.br