Divina, Diva!

Há quase dez anos, a hoteleira Diva Nassar e sua equipe conquistam os melhores elogios e comentários por causa da gastronomia, beleza e tranqüilidade da Casa do Lago, no interior paulista.

Por Claudio Schapochnik*


Um dos chalés da Casa do Lago: confortáveis e cercados de plantas,
flores e árvores (fotos Claudio Schapochnik)

Localizado no sudoeste do Estado de São Paulo, em Buri (a 230 km de São Paulo), o hotel Casa do Lago reserva muitas experiências aos hóspedes, sobretudo no que toca à beleza e à gastronomia locais. A proprietária Diva Nassar imprime a sua marca de boa hospitalidade, com informalidade, na propriedade e nos serviços. O resultado disso tudo é uma estadia gostosa e que deixa sempre aquele desejo de retornar.

 
Arara e ganso vivem soltos e outras aves, de várias espécies, são atraídas pelas flores, árvores e frutas deixadas para sua alimentação

Fundada em fevereiro de 1995, a Casa do Lago ocupa uma parte de uma propriedade de 820 mil m2. O segredo da tranqüilidade vem daí: por estar dentro de uma fazenda e longe da estrada, o sossego é total. O silêncio só é quebrado pelo cantar dos pássaros, das araras e dos gansos que vivem dentro e no entorno do hotel. Pudera: o meio ambiente contribui solidamente para essa presença das aves e outros animais, como as capivaras que vivem próximo ao lago que dá nome ao hotel.


Banco convida a apenas observar a natureza
e ouvir o cantos dos pássaros e do vento

Toda a área da Casa do Lago é pontilhada de grandes árvores, espécies frutíferas e muitas, muitas flores. Durante as ventanias, é desestressante ouvir na rede ou no banco o som do vento passando entre as altas copas dos eucaliptos e dos pinheiros.

 
 
Colorido e beleza: algumas das flores vistas na Casa do Lago,
uma variedade de encher os olhos

Infra-estrutura
A Casa do Lago possui 15 apartamentos, piscina, lago, sauna seca, quadra de tênis iluminada, roteiros para caminhadas, bosque, passeios a cavalo, charrete ou bicicleta, possibilidade de assistir à ordenha das vacas, sauna seca, hidromassagem, campo de futebol, pescaria à moda caipira no lago, salão de jogos e loja de artesanato e produtos alimentícios.


Sede do hotel, local onde fica uma charmosa
sala de estar e onde tudo começou

A casa sede é um charme. Bem decorada, com muita madeira e tons vermelhos, a sala do espaço é um convite para uma boa conversa ao calor do fogo da lareira, bebendo um bom vinho ou simplesmente lendo uma revista ou escutando um CD.


A cozinha e o restaurante do hotel: local onde os hóspedes
se deliciam e suspiram pela gastronomia campeã da Casa do Lago

Ao lado da sede, fica o edifício com a mágica cozinha, o restaurante e uma sala de estar com lareira. Lá que o hóspede faz as refeições – as diárias são com pensão completa – e se encanta com a gostosura dos pratos, pães, das sopas, carnes, entradas, além de sobremesas, doces e sorvetes preparados de forma artesanal.

 
Cozido (à esq.) e cupim defumado com abacaxi: duas
das mais elogiadas receitas de Diva Nassar

Além da herança da boa e farta mesa do Líbano, de onde seus pais imigraram, Diva credita a sua desenvoltura e criatividade na cozinha as três mulheres: a mãe Chafica Nassar, a irmã Violeta Nassar e a professora de culinária Eliza Berkovitch. “Curto muito cozinhar e aqui na Casa do Lago tenho uma equipe fantástica, onde a dona Cida, por exemplo, que prepara tudo com muito amor, está conosco desde o início”, conta Diva.

E antes de dormir, o hóspede pode se deliciar com um chá de erva cidreira com biscoitinhos, que são colocados na mesa de cada apartamento.

 
 
Mais espécies de flores encontradas na área do hotel

Prêmio Qualidade
A Casa do Lago foi admitida na Roteiros do Charme ? Associação de Hotéis em 1997. “E para a nossa surpresa, recebemos o primeiro Prêmio Qualidade da associação, fato que nos deixou muito felizes”, recorda Diva. O hotel constantemente é elogiado por diversas publicações da imprensa, sempre destacando a gastronomia e a beleza do local, além da hospitalidade de Diva e sua equipe.

 
Cavalos e vacas no pasto do hotel

A Casa do Lago é um bom exemplo de como a hotelaria independente nacional pode sobreviver. Há de ter profissionalismo, criatividade, competência e muita dedicação. E é isso que se observa no estabelecimento.

Serviço
Casa do Lago
Estrada Angatuba – Buri, Km 14, Buri/SP
Tel. (15) 3546-1490 – telefax (15) 3256-1229
www.casadolago.com.br
 
*A reportagem do Hôtelier News viajou a convite do hotel Casa do Lago.