Unidade hoteleira adota medidas que vão da reutilização
de embalagens à conscientização dos colaboradores
quanto à necessidade de desenvolvimento local
(foto: divulgação)
 
O selo Chico Mendes de Responsabilidade Sócioambiental foi concedido, no início deste mês, ao Casa do Lago, meio de hospedagem localizado a pouco mais de 200 km da capital paulista, entre as cidades de Campina de Monte Alegre e Buri. As informações são de Analu Nascimento, representante Comercial da unidade.
 
Para concepção da chancela, Diva Nassar, proprietária do Casa do Lago, apresentou à equipe técnica do instituto todos os cuidados ambientais que tem com o local. As ações englobam a redução de impactos ao meio ambiente, bem como a responsabilidade e a melhoria da qualidade de vida da comunidade local.
 
“Aqui temos minhocário, compostagem, horta orgânica, reciclagem de lixo, pocilga para o lixo orgânico da cozinha e reutilização máxima de embalagens para diversos fins”, pormenoriza a proprietária. “Não utilizamos produtos químicos em plantações ou para acabar com o mato. Temos uma preocupação muito grande com o silêncio: chega a se ouvir o barulho do silêncio”, completa.
 
Ela conta que uma equipe de técnicos da Itaforte também foi contratada para o combate de pragas por meio de aplicação de fungos sem agrotóxico. “Dosador da Ecolab para máquina de lavar pratos, cuidados com a nossa fauna e flora e formação de mata embaixo de pinos heliótis”, acrescenta.
 
Analu complementa dizendo que há também uma preocupação com a impermeabilização do solo e com o consumo de materiais da região. Para as obras no prédio, por exemplo, são utilizados tijolos de olarias da região, bem como a mão de obra da cidade.
 
“Encaminhamos jornais, revistas, caixas de papelão, tampas de caixas de pizza e o que pode ser aproveitado pelas artesãs e pelo fundo social da cidade, a fim de produzirem o artesanato local e revistas para asilos e escolas”, explica a representante comercial. “Resumo dizendo que estamos na era da consciência verde. Nosso planeta, nossos filhos e netos dependem dos bons exemplos que praticamos, estimulando-os primeiramente dentro de nossas próprias casas”, conclui.
(Dênis Matos)