O Casa Grande fica em frente à praia da Enseada, no Guarujá, litoral sul de São Paulo
(fotos: Peter Kutuchian)

Por Thais Medina*

Localizado no Guarujá, a 70 Km da capital paulista, o Casa Grande Hotel Resort & Spa é o único empreendimento do litoral paulista a integrar a lista de meios de hospedagem de luxo da The Leading Hotels of the World. Voltada tanto para lazer quanto para negócios, a unidade de 40 mil m² mistura luxo, requinte, conforto e ambiente colonial do lobby aos apartamentos e áreas de lazer.


A entrada é lateral. Passando por ela não imaginamos encontrar um…


…lobby com decoração colonial e contemporânea.
A combinação agrada e descontrai


O grande balcão da recepção visto de quem chega…


…e de quem sai para um passeio

 
Algumas peças da decoração são da época do Brasil Colonial

Ao contrário de muitos hotéis, o lobby do empreendimento é bastante movimentado. Os motivos? Sem dúvida o bar que se encontra no ambiente é um deles, já que representa uma das atrações que chamam a atenção dos hóspedes que preferem ficar no local a sair para dar uma volta pela cidade.

Com clima alegre e descontraído – às sexta-feiras e sábados há música ao vivo -, oferece opções variadas de coquetéis e pratos como Quiche de salmão e Salada verde com molho de mostarda e mel. Muitas poltronas, cadeiras, sofás e grandes painéis, além de decoração colonial, completam a harmonia do estabelecimento.

Também no lobby encontram-se o Receptivo Brasil, empresa de receptivo com atendimento em português, inglês e espanhol, business center, lojas como a Lacoste, Vestiaire, Bya Barros Beach Chic, Cullinan – de pedras preciosas -, uma tabacaria, revistaria e a recepção do spa. A unidade conta ainda com salão de cabelereiro e manicure.


O lobby possui uma área bem agradável para
conversar ou tomar um drink com amigos

 
Ainda no ambiente há business center, lojas e…


…o movimentado Lobby Bar

Apartamentos
Ao todo, o empreendimento oferece 265 UHs divididas em sete categorias – de Standard a Suíte Máster – e três chalés distribuídos entre jardins e palmeiras tropicais. A partir da quarta opção de hospedagem – Luxo -, as unidades habitacionais contam com banheira, frigobar, dois telefones, secador de cabelos e internet banda larga e wireless – esta presente em todas as opções.

Considerando a Luxo Superior, há cama king size, ante-sala, lavabo, banheiro maior, aparelho de DVD e vista para a parte da frente do resort. Já o grande diferencial da Suíte Máster é a oferta de uma sala.

No caso dos chalés, têm capacidade para seis pessoas. Com vaga privativa de estacionamento, contam com três dormitórios com banheiro equipados com cama king size, ar-condicionado, TV tela plana a cabo, rádio-relógio, mesa de jantar e aparelhos de DVD e som. Além disso, conta com copa e sala.


Chegando no apartamento…


…encontramos um espaço aconchegante e com decoração clássica

 
TV e mesa para pequenas refeições ou trabalho…


…armário espaçoso…

 
…frigobar e poltrona para leitura

 
O banheiro é completo e possui amenities próprios

 
No serviço de abertura da cama, chocolate, pedido para café da manhã e…

 
…sandálias havaianas personalizadas


Outro tipo de habitação são os chalés…

 
…com sala bastante espaçosa. No detalhe, o banheiro da suíte principal…

 
…e dois dos quartos disponíveis no chalé

Alimentos & bebidas
Opções na área de alimentos & bebidas é o que não falta no Casa Grande, já que cinco restaurantes e quatro bares estão à disposição dos hóspedes. O café da manhã é servido diariamente das 7h às 10h no Atlântico Signature, principal restaurante do hotel que também fica aberto para o jantar, das 19h às 23h, com cardápio à la carte com culinária contemporânea.


O café da manhã é servido no primeiro andar

   
A variedade e qualidade dos itens é mais do que o suficiente para a primeira refeição do dia


O salão fica na parte da frente do prédio principal…


…e tem varandas com essa vista. Não é preciso dizer que
as mesas desse espaço são bem concorridas

Uma boa e requintada opção é o restaurante Atlântico, criado com o objetivo de lembrar uma caverna do Atlântico com desenhos de guarus – ave típica da região – nas paredes. É aberto para almoço – bufê ou sugestão do chef – e jantar – à la carte – e tem capacidade para 150 pessoas. O estabelecimento, reformado no ano passado, conta com feijoada aos sábados durante a qual é realizado show de chorinho.


Um dos restaurantes do Casa Grande é o Atlântico, recentemente reformado e muito elegante

 
Aos sábados, a feijoada é a grande atração

   
Veja a variedade do bufê de saladas


Esta é a vista durante as refeições


O restaurante Atlântico possui também varanda. Ela é bastante procurada por estrangeiros
que preferem o calor ao ar-condicionado do salão

Aberto entre 19h e 1h, o Music Lounge é propício para as pessoas que buscam um ambiente acolhedor e confortável. Em estilo de pub inglês, conta com lareira, música ao vivo e é palco de realização de festivais gastronômicos.


O Casa Grande oferece também o bar
em estilo inglês Music Lounge


O local é ideal para degustar um bom charuto ou um scotch


Tem até lareira

Se a fome bater no começo da madrugada ou fora dos horários corretos das refeições, a pedida é o Colonial Café. Em ambiente casual com terraço voltado para a piscina, fica aberto entre 6h e 2h e serve, entre outras opções, sanduíches, pizzas e salmão.

 
Para um lanche na madrugada, a opção é o Café Colonial

Para as pessoas que preferem um ambiente mais romântico, com iluminação à base de tochas, clima praiano e culinária exótica, o Thai, restaurante tailandês, é a melhor opção. Localizado em um deque na praia, conta com 200 m² e capacidade para até 120 pessoas. Seus móveis são de madeira Teca, originária na Ásia, e suas colunas de sustentação incluem desenhos típicos dos antigos templos do sudeste do continente. Completando o clima oriental, seu projeto de paisagismo é inspirado nos jardins thai, com cycas, coqueiros, palmeiras e folhas de Pandanus, utilizadas para decorar alguns pratos.

Não foi apenas a estrutura do restaurante que mudou. O menu também foi renovado com a inclusão de quatro novos pratos – Thai Specials -, inspirados nos cardápios de restaurantes de alto padrão de Bankok, capital tailandesa.

Outras opções de alimentos & bebidas são o restaurante do spa, os bares da piscina e da praia e o room service.


Fachada do novo restaurante Thai, que fica em frente ao hotel, na orla da Enseada
(foto: divulgação)

 
O Thai é considerado um dos melhores restaurantes de gastronomia tailandesa do país
(foto: divulgação)


A vista do restaurante beira-mar é deslumbrante
(foto: divulgação)

 
A decoração também é baseada na cultura tailandesa
(foto: divulgação)


Foram investidos mais de R$ 400 mil para a contrução do novo Thai
(foto: divulgação)

Entretenimento
O Casa Grande oferece opções de lazer e entretenimento para todos os gostos. Piscinas externa – na qual há cortesia de frutas, água para borrifar nos hóspedes e pano úmido para refrescá-los – e interna climatizada, duas quadras de tênis, minigolfe, campo de futebol society, salas de jogos com carteado, gamão, baralho e dama, entre outros, cinema com 33 lugares e programação infantil e para adultos e fitness center, aberto das 7h às 22h, são algumas das atividades disponíveis.


A piscina do Casa Grande fica na lateral do
prédio principal e tem vista para o mar


Na praia, os guarda-sóis brancos se diferenciam dos demais.
Nesta foto estamos olhando para o final da praia da Enseada…


…do outro lado está a praia de Pitangueiras

 
O fitness center tem quase uma dezena de esteiras com vista para o mar


Para o lazer, há também um mini-golfe…


…e quadras de tênis

Para as crianças é oferecido tratamento especial no kids club, que conta com duas piscinas, restaurante e sala de brincadeiras. Crianças a partir de três anos podem ficar com monitores durante todo o dia.


Para crianças felizes e pais tranqüilos há o kids club…


…que tem restaurante próprio…


…e área coberta para o lazer da meninada


As duas piscinas especiais

Spa
Apesar de muitas opções gastronômicas, de lazer e entretenimento, o Casa Grande também oferece uma área para relaxamento. Trata-se do Spa Med Guarujá, com tratamentos estéticos, relaxantes e terapêuticos destinados a pessoas que buscam equilíbrio mental e físico e contam com programação personalizada elaborada por uma equipe de especialistas, incluindo nutricionistas, fisioterapeutas e médicos.

Nele se encontram piscina aquecida, sauna, 30 salas de tratamentos, oito salas de área médica – consultórios, eletrocardiograma, fisioterapia, odontologia, nutricionista e endrocrinologista -, ambulatório 24 horas e sala para aulas de ginástica.

O estabelecimento conta ainda com um restaurante light para passantes, hóspedes e usuários do spa, sala de TV e de jogos.


O spa é uma atração à parte

 
Tem 30 salas de tratamento estéticos, relaxantes e terapêuticos


No espaço também há uma piscina coberta…


…o restaurante com especialidade natural…


…e espaço para relax após as refeições

Eventos
São várias as áreas destinadas à realização de eventos. Apenas o centro de convenções conta com 14 espaços entre 70 e 800 m², sendo o maior deles com capacidade para até 920 pessoas em auditório. Outra opção para a realização de encontros de negócios e sociais é o espaço de exposições, localizado em um anexo ao Casa Grande de 3,8 mil m² para até 3 mil pessoas. Trata-se da única área do tipo climatizada localizada à beira-mar no Brasil.


Uma das salas do centro de convenções
(foto: divulgação)


Salão Nobre
(foto: divulgação)


Outra área destinada a eventos


Para exposições e congressos, o Casa Grande tem área com capacidade
para até 3 mil pessoas. Na temporada de verão…


…o espaço vira um shopping center…


…com muitas lojas de grife e praça de alimentação


Olha só o pé-direito!


Para eventos especiais, o Casa Grande Hotel possui uma ala especial, onde
também são apresentadas peças de teatro na temporada. Danceteria e bar são
algumas das atrações. É lá também que fica o fitness center (lado esquerdo)…


Em primeiro plano toda a área do Casa Grande
(foto: divulgação)

Serviço
Casa Grande Hotel Resort & Spa
Avenida Miguel Stéfano, 1.001 – Enseada – Guarujá – SP
0800-11-6562 / 13 3389-4000
[email protected]
www.casagrandehotel.com.br

* A reportagem do Hôtelier News se hospedou no Casa Grande à convite do próprio hotel.