Entardecer no Litoral da Colômbia
(fotos: divulgação/Proexport Colômbia/Colombia Travel) 

O aumento expressivo do Dólar vem impactando positivamente na incidência de turistas estrangeiros em terras colombianas. Conforme dados do Procolombia – organização governamental com o objetivo de promover o turismo no destino – o poder de compra de turistas no país cresceu 65%.

Diante de um cenário de instabilidade econômica é esperado que destinos com mior custo-benefício ganhem destaque entre as opções de viagem, é justamente esse comportamento que vem sendo notado na país hermano.

De acordo com a organização, um estrangeiro na Colômbia gasta em média US$ 1.045 em uma viagem de 15 dias, incluindo acomodação alimentação, lazer e entretenimento. Em 2014, este valor era cerca de COP $ 2.018.940. Hoje, está em torno de COP $ 3.337.730, um crescimento de 65,32% na comparação.

Entre julho do ano passado e deste ano, o número de estrangeiros residentes fora da Colômbia que visitaram o país aumentou 17,1 % em comparação ao mesmo período entre 2013 e 2014, coincidindo com o aumento do valor da moeda norte-americana.

No entanto, outros fatores também são considerados como impactantes na decisão do viajante como: experiências turísticas, conectividade da malha aérea e melhoria dos serviços.

"A Colômbia é um destino mais barato para os viajantes estrangeiros após um aumento no valor presente do Dólar. Os bens e serviços são menos caros para eles e a oferta local é mais competitiva graças à redução dos preços de pacotes turísticos, incluindo hospedagem", afirma Alejandro Peláez, diretor da Procolombia no Brasil.

Desde 2010, a taxa anual de turismo internacional para a Colômbia foi quase três vezes maior em comparação com a taxa do mundo. De acordo com os dados do Ministério de Turismo, o país recebeu 4,1 milhões de viajantes, representando um crescimento de 11,9% em comparação com 2013.

Serviço
www.procolombia.co