CENTENÁRIO: Hotelaria inclui serviços exclusivos para orientais
20 de junho de 2008O InterContinental São Paulo, por exemplo, apresenta uma gama diversificada de opções para esse público, começando pela montagem especial de boas vindas, que o hóspede encontra ao chegar em seu apartamento juntamente ao roupão e aos chinelos, posicionados de acordo com a cultura oriental. Além do conforto, o cliente fica antenado aos acontecimentos de seu país por meio do canal japonês NHK e de folheterias, ambos em sua língua tradicional. Na parte gastronômica, o hotel oferece café da manhã personalizado, sushi bar durante o jantar e Ochazukê, tipo especial de sopa com atributos revigorantes.
Cáfé da manhã japonês servido no InterContinental São Paulo
(fotos: Peter Kutuchian)
Eduardo Camargo, diretor de Marketing e
Vendas do InterContinental São Paulo
(foto: arquivo HN)
Desde 2004, o Renaissance São Paulo dispõe de diversos serviços exclusivos aos nipônicos, que recebem cartão de boas vindas em formato de origami – com explicativo do centenário – e contam com travesseiro terapêutico de grãos vegetais sobagará, canal de TV japonês, publicações em seu idioma, como o Yomiuri, Mainichi e São Paulo Shimbum, e papelaria do apartamento, mapa da cidade e serviço de despertar em japonês, entre outros itens.
disponíveis no Renaissance São Paulo
(fotos: photon.t.u-tokyo.ac.jp e
flc.kyushu-u.ac.jp)
(foto: farm2.static.flickr.com)
Asiático do Renaissance São Paulo
(foto: divulgação)
Para o relaxamento dos clientes há no spa a terapia akasuri, técnica de esfoliação com mamão ou morango, tonificação e hidratação. O espaço ainda compreende um ofurô e a sauna, exigências típicas dos orientais.
Spa do Renaissance São Paulo
Também na região da Avenida Paulista, o Golden Tulip Paulista Plaza oferece café da manhã e buffet no almoço orientais, opções japonesas e em japonês no room service, canal de TV NHK, check-in com chá verde como boas vindas, opções da culinária asiátia no bar, banheiras nas UHs, três recepcionistas conhecedoras da língua japonesa, jornal Nishinbo no lobby e uma executiva de Contas exclusiva para empresas orientais (Marina Missaka), fluente no idioma. Para os vips há ainda chá verde e pantufas nos apartamentos e, a partir de julho, serão oferecidos também sais de banho.
(fotos: Peter Kutuchian)
Bairro da Liberdade, em São Paulo
(foto: delirioabsoluto.files.wordpress.com)
Elly Shimasaki, gerente geral do
Royal Jardins Boutique Hotel
(foto: Peter Kutuchian)
No detalhe o tofu, uma das iguarias servidas
(foto: divulgação)
No Lorena Flat, localizado na avenida Rebouças, também em São Paulo, o proprietário e diretor geral Carlos Omori é o responsável pelos serviços oferecidos para os hóspedes japoneses. Além de atendimento no idioma do país e sushi bar, o hotel oferece transfer para pontos turísticos que possam interessar aos nipônicos, como o bairro da Liberdade, além de karaokês, clubes de baseball e gateball.
Novotel Jaraguá São Paulo Conventions
(foto: divulgação)
Para os hóspedes que buscam o conforto do campo, longe do trânsito, da poluição e correria da megalópole, uma opção é o Paradise Resort Golf Village, localizado em Mogi das Cruzes, cidade do interior paulista. O resort brinda os japoneses com buffet típico, que serve temakis, sushis e sashimis, entre outros pratos tradicionais, e atinge as pessoas que procuram os milagres da terapia oriental para poderem relaxar. No spa temático são oferecidas técnicas como shiatsu, anma e reflexologia nos pés, além de ofurô.
Detalhe do spa temático do Paradise Resort Golf Village
(foto: paradiseresort.com.br)
Paradise Resort Golf Village
(foto: divulgação)
Na cidade maravilhosa, grande hotéis já perceberam o potencial do mercado japonês e estão realizando investimentos para atender esse público.
Segundo Helida Cristina, gerente de Vendas do
Porto Bay Rio Internacional, localizado em Copacabana, os japoneses estão classificados como o terceiro mercado, ao lado dos escandinavos. “Os americanos, alemães e ingleses ocupam as primeiras colocações”, destaca.traz facilidades ao público japonês
(foto: portobay.com)
O mercado japonês para o grupo Othon no Rio de Janeiro está inserido dentro da representação de todo o asiático. “Os chineses e os coreanos, com empresas sediadas na cidade, também estão mostrando potencial. Após as recentes remodelações no corporativo dos hotéis, já sentimos respostas deste segmento que ainda continuamos a focar, mesmo sem poder expressar em números”, destaca a gerente de Vendas Corporativas Mioko Sanada, acrescentando que está sendo estudada a implantação de café da manhã japonês em três unidades da rede na cidade: Rio Othon Palace, Leme e Olinda.
Fachada do Rio Othon Palace
Hotel, conta com pratos orientais
(foto: ipanemaplaza.com.br)
A colônia japonesa radicada no Paraná é a segunda mais numerosa do país – atrás de São Paulo -, com aproximadamente 225 mil representantes. A cidade de Assaí, ao norte do estado, tem sua origem ligada aos imigrantes do país e estima-se que atualmente 15% de sua população seja composta por orientais. Por ser um pólo de descendentes, o estado não poderia deixar de contar com serviços de hospitalidade dedicados a esse público, como é o caso da rede local Mabu, com quatro hotéis cujas decorações foram alteradas especialmente para a comemoração do centenário.
da decoração do Mabu Royal & Premium Hotel
(fotos: divulgação e hoteismabu.com.br)
“O grupo é extremamente ligado à cultura japonesa. Além de termos um relacionamento muito forte com o consulado do país em Curitiba e o Parque do Japão em Maringá, anunciamos em veículos de imprensa do destino. Também t
emos uma página no idioma deles no nosso site, apoiamos eventos japoneses e participamos de feiras destinadas a esse público”, declara Alberto Assis, superintendente da empresa.(foto: divulgação)
Para o hóspede oriental que passar por Minas, uma opção de hospedagem é o Liberty Palace, que possui 25% de sua ocupação geral – atualmente o índice atinge 80% – oriunda de grupos corporativos com este perfil.
(foto: Gio Ahmad)
do Liberty Palace
(foto: Gio Ahmad)
Além dos serviços prestados frequentemente, os hotéis se empenharam em novas atrações para homenagear o Imim Iseki – centenário da imigração -, comemorado no dia 18 de junho.
O
InterContinental São Paulo desenvolveu uma programação mensal de atividades comemorativas, entre elas o lançamento de uma carta de saquês, Festival Gastronômico Japonês, exposições de origamis e de ikebanas (arranjos florais) e mostra de obras de cerâmica da artista Kimi Nii.Carta de sakês do InterContinental São Paulo
(foto: Thais Medina)
A rede Mabu começou as comemorações no final do ano passado, promovendo o réveillon com o tema Sol Nascente – Japão, 100 anos de amor pelo Brasil, que contou com uma decoradora especializada, show de Agnaldo Rayol e recepcionistas com trajes de gueixas, além de incrementar seu buffet. Outra atração é a Semana Tomodachi – amigo em japonês -, que ocorre todos os meses no Mabu Thermas & Resort com pratos tradicionais, oficinas de ikebana, decoração temática, apresentação de tambores e passeio ao templo budista, com acompanhamento de guia.
No dia da comemoração, o
Holiday Inn Salvador implantou drinques feitos à base de sakê no cardápio de seu restaurante, o Butiquinn, que se tornarão opções fixas. Além disso, decorou seu lobby com uma árvore de bambu em homenagem ao Tanabata Matsuri (Festival das Estrelas), comemorado no dia 7 de julho pelos japoneses.Apesar do dia oficial da festividade ter passado, algumas comemorações promovidas pelos hotéis continuam, com os seguintes temas e datas: – Costão Matsuri – Semana do Sol Nascente – Costão do Santinho (SC): acontece entre 20 e 27 de julho e inclui shows musicais com Joe Hirata, Mônica Missawa, Jane Ashihara e Francine Missaka, além de uma apresentação especial com Derico, do Programa do Jô, festival de culinária japonesa, exposição de artes plásticas, corrida, 4º Torneio de Gateball do Costão, 2º Torneio Costão Matsuri de Golfe, tentativa recorde de maior pipa para o Guiness Book Mundial, vôo de balão, exposição e workshop de origami, ikebana e bonsai, exibição de filmes japoneses e de taikô e concurso de karaokê.
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– Exposição da ceramista Kimi Nii – InterContinental São Paulo: aberta ao público 24 horas por dia e disponível até 22 de junho; |
– Exposição de Shodô (caligrafia artística japonesa) – Renaissance São Paulo: aberta ao público 24 horas por dia e disponível até 29 de junho; |
– Exposição Imim Iseki – Blue Tree Towers Morumbi (SP): estão expostas pinturas, origamis, nihongá (pintura em papel japonês), cerâmicas, jóias, fotografias, kiri-ê (desenhos de recortes com lâmina), kirigami (corte de papel) e sumi-ê (tintas preparadas com carvão). A exposição é aberta ao público 24 horas por dia e fica disponível até 27 de junho; |
– Karaokê com missoshiro – Lorena Flat (SP): funciona até o dia 8 de julho das 20h às 2h e consiste em um encontro com os vencedores dos campeonatos de karaokê das colônias japonesas de São Paulo. Todos que quiserem podem cantar e, ao final, escolhe-se um novo vencedor, que ganha um prêmio em dinheiro do meio de hospedagem. O evento tem missoshiro (sopa de pasta de soja) servida como cortesia e inclui ainda apresentação de samba; |
– Mostra Elos Brasil-Japão – Novotel Jaraguá São Paulo Conventions: aberta ao público das 8h às 24h e disponível até 21 de julho;
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– Pacote temático 100 anos da imigração japonesa – Transamérica São Paulo: café da manhã, oficina de dobradura e par de ingressos para espetáculo teatral. É direcionado aos clientes que se hospedarem nos finais de semana dos dias 21 e 28 de junho; |
– Semana Tomodachi – Mabu Thermas & Resort (PR): aberta somente aos hóspedes, durante o dia inteiro, e disponível até dezembro. |