Daniel Frey, auditor da Green Globe, Daniela Pereira, gerente geral do Staybridge São Paulo,
Flávio Andrade, gerente geral do Holiday Inn Anhembi e Gabriela Gonzaga,
coordenadora do projeto no InterContinental São Paulo
(foto: divulgação / Agência Lúcia Furlan)

Em cerimônia realizada na noite de ontem (27), representantes de quatro hotéis do IHG (InterContinental Hotels Group) receberam certificações ambientais concedidas pela instituição mundial Green Globe. O reconhecimento, obtido pelo InterContinental São Paulo, pelo Staybridge Suites São Paulo, pelo Holiday Inn Parque Anhembi (SP) e pelo Holiday Inn Manaus (AM), atesta a validade das ações promovidas pelos empreendimentos em prol do desenvolvimento sustentável.

O esforço para conseguir atender às exigências da certificação teve início no ano passado, quando o grupo estabeleceu parceria com a Green Globe. Segundo Gabriela Gonzaga, gerente de Compras responsável pela implantação do projeto nos hotéis nacionais e pela coordenação do trabalho no InterContinental São Paulo, a existência do chamado Green Engage, sistema utilizado pela empresa no Brasil há mais de quatro anos, facilitou o processo para a conquista da chancela.

"Nós já cumpríamos muitos dos quesitos relacionados graças ao programa Green Engage, que a partir de uma ferramenta on-line mede o impacto ambiental diário dos hotéis, monitorando a utilização de energia, de água e de resíduos, e indicando ações para minimizar o impacto ambiental. Mesmo assim foram necessárias algumas mudanças, tais como a troca por lâmpadas LED e a orientação dos colaboradores em relação à economia de recursos", detalha Gabriela.

A executiva descata ainda que este é um processo contínuo dentro dos meios de hospedagem, já que a política da empresa é sempre melhorar o desempenho das ações já promovidas e buscar implementar novas ferramentas que contribuam com uma gestão mais sustentável.

"A certificação é anual, fator que reforça esse trabalho diário de consolidar o desenvolvimento atrelado à conservação ambiental. A intenção é expandir o projeto para outras unidades brasileiras da rede", adianta.  

A Green Globe International integra a WTTC (World Travel & Tourism Council), sendo também afiliada da OMT (Organização Mundial do Turismo). Atualmente cerca de 500 hotéis internacionais possuem a certificação da entidade. 

Serviço    
greenglobe.com/brazil
www.ihg.com