A Baden Baden, tradicional cervejaria de Campos do Jordão (SP), está no ranking mundial das cervejas artesanais elaborado pelo site sueco ohhh.myhead.org. A bebida Baden Baden Red Ale Especial (foto acima, divulgação) figura na 247a posição entre as 6.012 cervejas classificadas, todas artesanais e vindas de 137 países.
A pontuação da Red Ale obtida foi de 4,07 (de um ranking que vai de -0,33 a 5,33) mostra que a posição é classificada como ótima. Como referência, a norte-americana Samuel Adam?s Millennium, de Boston, é sexta colocada no ranking e com 4,88 pontos tem apenas 0,81 ponto de diferença na pontuação geral, ou seja, apenas 20% separam as duas.
Com esta pontuação, a Red Ale aparece em primeiro entre as brasileiras, seguida pela gaúcha Schmitt Barleywine (880o), a catarinense Eisenbahn Dunkel (1.781º) e a carioca Devassa Ruiva (4.074o).
“Estamos muito contentes com a classificação obtida pela nossa Red Ale, e o nosso objetivo é estarmos posicionados entre as 100 melhores”, diz Alberto Ferreira, um dos sócios da cervejaria. “Apesar do Brasil não ter expressão e tradição em cervejas especiais, nossa vontade de fazer com que sejamos um país reconhecido mundialmente pela sofisticação de algumas cervejas gourmets”, completa ele.
As cervejas da empresa seguem a Lei da Pureza da Bavária, de 1516. (Claudio Schapochnik)

Serviço
www.ohhh.myhead.org
www.badenbaden.com.br