Com o objetivo de consolidar a implantação do Observatório para o Turismo Sustentável, voltado ao planejamento, ao monitoramento e à gestão participativa do desenvolvimento do turismo de forma sustentável no município de Cavalcante, em Goiás, O CET/UnB (Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília) contou com o apoio da Fundação Banco do Brasil.
 
O projeto que resultou na excelente aceitação da comunidade de Cavalcante pretende difundir a metodologia para o planejamento participativo, o monitoramento e a gestão compartilhadas da atividade turística no município, além de estabelecer de forma antecipada os impactos econômicos, sociais e ambientais do desenvolvimento turístico, dar continuidade às pesquisas de demanda e oferta turísticas, consolidar a participação da população nas atividades desenvolvidas e planejar, discutir e coletar informações e dados necessários ao monitoramento.
 
Para a consolidação do projeto, o CET buscou inspiração na experiência da cidade de Grosseto, na Itália, desenvolvido pelo grupo de pesquisadores envolvido com o Curso de Estudo de Economia do Ambiente e Turismo Sustentável da Universidade de Siena. Esse observatório foi desenvolvido para difundir informações e promover conhecimentos úteis para o desenvolvimento sustentável do turismo.
 
Em tempo real
Adaptado às especificidades locais, o Observatório proposto pelo CET procura enfatizar o desenvolvimento de uma metodologia participativa para o planejamento, o monitoramento e a gestão do turismo local. Não se trata, assim, de um observatório comum que tem papel passivo de observação do que ocorre com o turismo e sim de um observatório para o turismo. Ou seja, cuja observação, em tempo real, permite que haja percepção dos problemas e das necessidades locais e regionais logo que eles aparecem, e então a intervenção nos processos de desenvolvimento e andamento da atividade turística, decidida e implementada de forma compartilhada com a comunidade ligada direta ou indiretamente ao turismo.
 
O Observatório para o Turismo é organizado por meio de um Comitê Gestor, composto por representantes do poder público, de empresários ligados ao setor, de pessoas não ligadas diretamente ao turismo, mas afetadas positiva ou negativamente por ele, assim como de turistas, que podem discutir, propor, regulamentar e acompanhar a evolução do turismo em Cavalcante, planejando seu desenvolvimento e, por meio do seu monitoramento, evitando problemas ou solucionando-os de forma rápida.
 
Deste modo, pode-se evitar que os benefícios da atividade se concentrem em não residentes e que a renda gerada pelo turismo vaze para outras regiões mais desenvolvidas. Este pressuposto é de relevante importância para Cavalcante, que, com uma população de 9.150,00 habitantes (Censo IBGE, 2007), apresenta o 2º IDH mais baixo do estado de Goiás. Além disso, registra uma demanda turística motivada, principalmente, pelos seus atrativos naturais, ou seja, a uma procura voltada para o segmento do turismo de natureza.
 
A expectativa é a metodologia seja apropriada pelos representantes locais, garantindo, assim, a continuidade da coleta de dados, do planejamento e da gestão participativa. É esperado que também seja garantida a inclusão social da comunidade local no desenvolvimento da atividade turística, seja com inclusão de ideias ou no mercado de trabalho, e que o desenvolvimento das atividades relacionadas à vocação legítima do turismo regional possibilite maior retenção de renda no município.
 
O projeto também prevê a consolidação da plataforma virtual como fonte de pesquisa e gestão do destino turístico; conhecer o perfil e a satisfação do turista que visita Cavalcante, com vistas ao planejamento estratégico para manutenção dos fluxos turísticos e da renda no destino; conhecer a evolução da oferta e da demanda da atividade turística na cidade; definir os interesses e antecipar as reações da comunidade local reduzindo perdas e ampliando ganhos; e gerar estudos e discussões que promovam a educação para o turismo sustentável.
 
Serviço

 
As informações foram enviadas à Redação nesta quinta-feira (21) pela Assessoria de Comunicação da CET/UnB.