Cincinato Lui: um líder notório na hotelaria sulista

cincinato 1Cincinato Lui Cordeiro, o diretor Superintendente da Jurerê Internacional Administração Hoteleira (fotos: divulgação)

O nome Cincinato nos remete ao líder romano Lúcio Quíncio Cincinato, que no período de 519 a 439 antes de Cristo foi general e cônsul. A história conta que o romano Cincinato, quando ocupando o posto de cônsul, foi escolhido pelo senado para apaziguar uma disputa entre os tribunos - que representavam a elite política - e os plebeus. Após o cumprimento da tarefa, Cincinato retornou à sua vida pastoril. Se levarmos em conta o nome como força atuante sobre a personalidade, é possível traçar a relação entre o Cincinato romano e Cincinato Lui Cordeiro, diretor superintendente da Jiah (Jurerê Internacional Administração Hoteleira), pelo menos no que diz respeito à condução dos negócios. Formado em Administração de Empresas, pós-graduado em Administração Estratégica e especialista em Revenue Management  e Hotel Management pela Cornell University, o executivo trabalha há 18 anos na área de hotelaria, tendo atuado na área de Operações de redes como Deville e Intercity. Atuando à frente das operações hoteleiras da Jiah há cinco anos, é responsável pela supervisão das ações do grupo junto aos gerentes gerais. Entre as atribuições de Cordeiro, está a coordenação direta da comercialização e do marketing das quatro unidades hoteleiras administradas pela companhia, com um perfil de trabalho que foca em produtos sólidos e objetiva visibilidade duradoura, arando investimentos seguros e de longo prazo. A missão do executivo, aparentemente, tem trazido louros, já que a Jiah recebeu destaque ao ser premiada na edição deste ano do Adrian Awards, que elege anualmente as melhores iniciativas nas áreas de Marketing e Vendas do turismo mundial. Os cases da companhia foram desenvolvidos junto à Pmweb Responsys, em agosto passado, e condecoradas nas categorias Digital Marketing – Digital Marketing Series – E-mail Series, pelo ROI (retorno sobre o investimento) através de boas práticas de e-mail marketing; e Digital Marketing – Digital Single Item Website, por sua nova plataforma de comunicação e sua ferramenta de vendas.

Adrian Awards Cincinato Lui e Andrezza BaldiCincinato Lui recebe os Adrian Awards junto a Amanda Salles, da Atlantica Hotels, e Andrezza Baldi, do Paradise Resort

A companhia tem sob sua responsabilidade quatro empreendimentos voltados ao segmento de lazer na região sul do Brasil. O complexo hoteleiro Laje de Pedra, em Canela, no Rio Grande do Sul, é composto pelo Hotel Mountain Village e o Hotel Laje de Pedra. Este último passa por expansões e retrofit desde abril do ano passado, com previsão de conclusão total da remodelação para o segundo semestre de 2014. Em Florianópolis, Santa Catarina, o grupo administra dois empreendimentos nos emblemáticos destinos de Jurerê e Jurerê Internacional, respectivamente com o Il Campanario Villagio Resort e o Jurerê Beach Village, ambos visitados por nossa equipe em reportagens especiais in loco. Nesta entrevista concedida exclusivamente ao Hôtelier News, ele detalha a posição atual da companhia hoteleira no mercado e os processos de composição de suas equipes operacionais, dentre outras informações. Por Danilo Reis

cincinato 2"A capacitação é necessária e constante para que os profissionais estejam ambientados com o nosso modelo de atendimento"

Hôtelier News: Os empreendimentos administrados pela Jiah utilizam a seu favor a vocação para o segmento de lazer nos destinos que habitam. Nestas circunstâncias, como se dá o processo de captação de mão de obra? Cincinato Lui Cordeiro: Além das escolas formadoras de mão de obra existentes em Florianópolis e em cidades próximas, fazemos treinamentos constantes no desenvolvimento de nossas lideranças. Também ministramos a nossos colaboradores treinamentos técnicos de atendimento, cursos de inglês in company, entre outros. HN: Nos empreendimentos predomina a mão de obra local? Cordeiro: Sim, mas com forte presença de paranaenses e gaúchos. Também temos observado desde o ano passado a migração de europeus. Muito em função da crise lá instalada, temos garçons e recepcionistas oriundos de Portugal, França e Itália trabalhando conosco. HN: Existe alguma dificuldade para a contratação de funcionários? Cordeiro: Como nossa sazonalidade é forte, no verão todos os negócios relacionados com turismo aqui na ilha passam por dificuldades de contratação. Isso nos força muitas vezes buscar profissionais em outras cidades e fornecer alojamento, tudo para garantir aos nossos clientes o quadro de pessoal necessário para atender a demanda. A capacitação também é necessária e constante para que os profissionais estejam ambientados com o nosso modelo de atendimento.

il campanario villagio resortExterior do Il Campanario Villagio Resort, em Florianópolis, Santa Catarina

HN: No que compete aos cargos gerenciais, a mão de obra é local? Cordeiro: Para os cargos de gerência a Jiah compõe as equipes com um misto de mão de obra local com colaboradores de outros Estados. HN: Qual é o perfil predominante dos hóspedes para as suas unidades hoteleiras? Cordeiro: Para nossos hotéis de praia, São Paulo e Paraná são grandes emissores, além de hóspedes europeus e latino-americanos. Na serra gaúcha, há uma forte demanda local, especificamente da capital e entorno, e a demanda de outros estados é composta principalmente pelo Nordeste. HN: Que ações a Jiah desenvolve para atrair clientes de outros mercados ou regiões? Cordeiro: Participamos das principais feiras do setor e temos parceria com as principais operadoras nacionais e internacionais. Também investimos em uma forte presença online e desenvolvemos ações bem coordenadas entre as equipes de executivos de conta nos estados da região Sul e São Paulo. HN: Recentemente testemunhamos seus investimentos em ferramentas de reserva pelo meio digital. Como vocês trabalham o marketing digital do produto? Cordeiro: Nossa presença online é feita através de anúncios em links patrocinados, em redes de display, ações voltadas a jornalistas e blogs de turismo, redes sociais, etc. Nossa preocupação e objetivo é levar ao nosso público informações relevantes sobre nossos destinos e produtos, para que os hóspedes tenham a possibilidade de sanar as suas dúvidas de forma rápida e objetiva. Outro objetivo é possibilitar a conclusão da compra de forma ágil, de forma interativa e online.

acomodacoes jurere beach villageAcomodações no Jurerê Beach Village, em Florianópolis

HN: O acompanhamento das ferramentas de reservas online e as ações por meio de redes sociais são de desenvolvimento próprio ou são terceirizadas? Cordeiro: Hoje nossa plataforma digital é gerida pela empresa Pmweb Responsys juntamente com a nossa equipe interna de marketing e vendas. Os números para as vendas realizadas em plataforma digital correspondem a aproximadamente 15% do total. HN: Vocês planejam novos investimentos para a área de tecnologia? Cordeiro: Novos investimentos não. O que planejamos são novas ações ao longo deste ano, principalmente ações de CRM online. No ano passado fomos agraciados com 2 prêmios internacionais para nossas ações online [o profissional cita o Adrian Awards] e neste ano queremos repetir o êxito. HN: Que panorama é possível traçar para a situação atual do mercado, referente à Jiah? Qual é a postura do grupo em relação à concorrência? Cordeiro: Nossos hotéis são essencialmente de lazer e em destinos com forte vocação para o turismo. A concorrência neste sentido sempre é boa, pois oferece ao turista várias opções em diversos padrões de hospedagem. Nossos hotéis possuem características singulares em suas praças de atuação e isto é um grande diferencial para nós.

suite master cameliasA suíte master camélias no complexo Laje de Pedra, em Canela (RS)

HN: Que postura é adotada pelo grupo para se colocar como referencial de produto no mercado? Cordeiro: Adotamos o princípio do foco do cliente, onde todos os nossos processos operacionais e treinamentos são voltados para a melhor experiência que nosso hóspede possa ter. HN: Em relação ao desempenho dos empreendimentos, como tem sido o acompanhamento dos índices de diária média, ocupação média e RevPar? Cordeiro: Estamos em constante crescimento, e há três anos que nossos indicadores superam os números do ano anterior. Em um panorama geral dos indicadores, temos observado o crescimento anual de cerca de 10% conforme o balanço mais recente. HN: Existe espaço no mercado da região sul para a atuação do grupo com a implantação de novos hotéis? Cordeiro: Sim, espaço sempre existe, mas neste momento nosso planejamento estratégico não prevê administração de novos negócios. HN: Quais são os próximos desafios assumidos pela Jiah? Cordeiro: Nosso desafio constante é o de qualificação de mão de obra e excelência em serviço. Acreditamos que este é nosso principal tema.  Em paralelo, as ações relacionadas com a melhoria contínua dos hotéis também são cruciais para nós. Serviço www.jiah.com.br cincinato.lui@jiah.com.br

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