Publicidade
Ter 11 Abr 2017

Claudia Cardillo: 7 dicas importantes no mundo corporativo que aprendi quando tocava um instrumento


Claudia Cardillo (foto e imagem: divulgação/arquivo pessoal)

Eu vivo de música e para a música, desde criança durante muitas décadas na minha vida. Tocar, estudar, compor, arranjar, falar de música, é maravilhoso. A música tem cheiro, cor, corpo e alma. Tem emoção e sentimento. Tem vibração! É viva!

A música traz concentração, disciplina, consciência e conhecimento do seu lugar no mundo no exato momento da história e cultura em que vivemos. Tem poder de acalmar e diminuir a velocidade dos pensamentos. É orgânica, sensorial, deixa no corpo e mente lembranças de excelentes momentos de relacionamento entre grupos e interação ao tocar com os outros integrantes da banda. Aumenta a autoestima pelo poder de realização, que desempenha na vida de quem toca um instrumento.

Tocar um instrumento é inspiração e transpiração, foco, ação e resultado o tempo todo. Em épocas de apresentação em concerto eu chegava a estudar seis horas por dia, por muitas vezes até fazer bolha de sangue no polegar e dedinhos.

As pessoas que tocam entendem-se apenas num olhar, porque não dá para falar enquanto você está tocando e cantando em público. Existe um respeito mútuo, em que todos sabem a hora de fazer seu solo, e de tocar em grupo. Tudo tem o seu tempo, de aplaudir, sorrir, executar com a mão na massa, à ser aplaudido e reconhecido.

Eu tive uma carreira musical de pianista e professora, fui muito feliz, fiz grandes amigos. Dediquei muito tempo da minha vida para estudar e tocar profissionalmente. Estudei com grandes mestres da música clássica e popular brasileira. Foi muito intenso, com muita garra, determinação e coração.

Mas, eu sonhava com o mundo corporativo. Então, aos vinte e sete anos, encerrei minha carreira musical, joguei tudo para o alto e entrei de cabeça no universo de marketing e eventos.  Comecei tudo de novo sem uma transição de carreira. Simplesmente fechei o piano numa sexta-feira a noite e na manhã da segunda estava em uma mesa com computador e telefone tocando. Precisei ter paciência comigo para aprender o novo. Eu estava aberta ao novo, assim tudo foi mais fácil.

Foi muito desafiador investir tempo, dinheiro, estudo, cursos numa outra carreira principal, mas eu estava determinada a começar tudo de novo! Quando eu comecei a minha segunda graduação em Relações Internacionais, eu já trabalhava no mundo corporativo com marketing, comunicação, publicidade e pude manter a música como hobby até hoje.

Foi então que há alguns anos atrás quando comecei a palestrar sobre marketing pessoal que percebi que o que a música introduziu em minha vida é imensurável. Encontrei no marketing pessoal a mesma poesia que eu percebia na música, que não se limita somente ao vestuário como algumas pessoas pensam. Para compor um personagem corporativo, você precisa rever a história de vida de uma pessoa, saber onde ela está hoje e onde ela quer chegar. Assim como, saber o ritmo, a melodia e a harmonia, tudo se completa!

Saber como fazer parte da cultura da empresa que a pessoa tem como foco em trabalhar. Hoje em dia as pessoas não sabem a missão e valores da empresa que trabalham e muitas vezes saem do tom na hora de compor e interagir com os outros times. 

Compartilho aqui 7 dicas importantes no mundo corporativo que aprendi quando tocava um instrumento e que me ajudaram muito a ser aceita com naturalidade e fazer parte dos grupos.

1.Hierarquia

Respeite quem está há mais tempo e tem mais experiência que você. A hierarquia e liderança são compartilhadas pelos modelos, exemplos, pela meritocracia e democracia.

2.Work & Play

Entre no jogo, com ritmo com vontade de jogar! Encare o desafio de frente, com força e garra! Trabalhe com amor, com sinceridade, transparência. Mostre o que você sabe, simplesmente faça o seu melhor. Imprima o seu legado.

3.Relacionamento & Liderança

Você já ouviu o ditado Ninguém pode assobiar e chupar cana ao mesmo tempo?

Dividir conhecimento, interagir com os grupos de trabalho é ampliar seus horizontes. Deixar sua marca pessoal no mundo é fazer parte da história. A liderança pode ser estimulada, despertada e construída ao longo dos anos, embora muitas pessoas já tragam essa característica em seu DNA, e quando usada com naturalidade demonstra ser com muita sabedoria.

4. Dedicação

Estude, comprometa-se consigo mesmo. Mude, melhore a cada dia. Buscar a perfeição pode ser excentrismo para alguns. Para outros é ver a diferença nos leves detalhes sutis.

5. Autoestima & Realização

Permita-se ser elogiado em suas vitórias! Seja capaz de realizar algo!

Vibre, comemore! Suba no podium! Levante sua taça! Aproprie-se de seu conhecimento.

Conquiste suas medalhas com caráter, aja pela meritocracia. Só assim você saberá o bem que traz a mente e ao corpo a sensação de ser vitorioso!

6. Elegância

Vista-se com foco no Dress Code. Seja notada por sua elegância e classe. Saber a hora de abrir a boca também é uma dádiva no mundo corporativo. Respeite o seu corpo, seja natural e componha um guarda roupa que possa ser usado desde a reunião da manhã com os departamentos até os eventos e happy hours de sua empresa a noite.

7. Estilo Corporativo

O universo é corporativo. Escolha um estilo que seja seu. Ter um estilo clássico e despojado pode lhe garantir ser notada por sua postura de executiva, mesmo que você seja uma assistente. Tailleurs, conjuntinhos e terninhos combinam com um scarpin preto de verniz e ajudam muito a vestir-se no dia a dia.

----

Claudia Cardillo é especialista em Live Marketing. É Coaching, Palestrante e Articulista. Com experiência de 25 anos nas áreas de comunicação, marketing e eventos, faz assessoria e executa projetos com foco em Planejamento Estratégico, Inteligência de Marketing, Formação de Equipes, Treinamentos Customizados de Marketing, Vendas, Eventos, em Captação de Recursos para projetos proprietários e outros assuntos como Estilo & Imagem Corporativa para Empreendedores, Marketing Pessoal e Dress Code.

Graduada em Relações Internacionais e Personal Professional Coaching. Desde 2013 é Coach de Carreira para Transição, Alinhamento, Decisão de Carreira e Preparação para Entrevistas. Atua também como Life Coaching nas áreas de Coaching de Emagrecimento, Coaching para Noivos e Casais, Coaching de Bem Estar & Saúde e Spiritual Coaching. Escreve para vários blogs.

Contato
claudiacardillo.wixsite.com/coaching
claudia.cardillo@outlook.com 
br.linkedin.com/in/claudiacardillo

Notícias Relacionadas

Comentários

Contato

Telefone : (11) 3253-9762

Celular/Claro : (11) 976-527-506

Celular/Claro : (11) 976-536-848

redacao@hoteliernews.com.br

Rede Sociais
Newsletter