Claudia Cardillo
(foto e imagem: divulgação/arquivo pessoal)

Você já deve ter ouvido a frase do poeta cubano José Martí que "Há uma coisa que um homem deve fazer na sua vida: plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro." Transcender o seu espaço e tempo por um triplo legado em que o autor sugere que em sua passagem pela Terra, você deixe suas heranças para o mundo, a sua marca na história. 

O que é legado pessoal? Onde ele começa?
O legado pessoal é o que você quer ser e realizar nesta vida e depois dela. Legado é uma soma de fatores de consciência mais atitude transformadora. Começa com o seu dom, pela definição do seu propósito de vida. Para isso você precisa ter coragem de correr riscos, que são escolhidos pelos seus sonhos. Enfrentar, assumir suas perdas, fracassos, ter tempo de arrepender-se do que você ainda não fez e ir atrás dos seus sonhos, para então, viver de verdade e se apropriar de suas vitórias. E assim, você será lembrado.

Faça um exercício, pegue uma folha em branco e divida ao meio com um traço vertical. Liste tudo o que você já fez de um lado, e de outro tudo o que você não fez e tem vontade de fazer. Na primeira parte, avalie o que já fez. O que realmente será lembrado, mais do que qualquer coisa que você fez, quando você partir? Se você chegar à conclusão que nada é relevante ainda dá tempo de começar com as três dicas abaixo.

Como construir? 
Construir o legado é resultado de muita reflexão. Um legado não se constrói em um único dia. É uma marca que você quer deixar para alguém, para os filhos, para o mundo. Isso te motiva e dá sentido à sua busca? O legado é toda a sua experiência de vida, construído dia após dia, durante anos com o seu propósito de vida, é a intenção, o objetivo. A descoberta das suas habilidades e talentos são as palavras chave nas suas escolhas profissionais e pessoais. Para construí-lo faça perguntas que te motivem, que façam sentido ao pensar em deixar algo para alguém.

3 dicas para deixar seu legado que vão orientar a sua mente para o sucesso
Saia da zona de conforto, quebre suas crenças limitantes, reconfigure sua mente, seu mindset. Desenvolva talentos na prática para que a sua mente decida por ações diferentes do usual diante de desafios, e obstáculos.
Você sabe o que significa esse tríplice conceito e quais são os seus objetivos?

1.A Árvore
A árvore, de certa forma é uma das bases para toda a biosfera, desempenhando o papel da vida, do alimento. Representa o amadurecimento e florescimento de algo que foi semeado por você. Plantar uma árvore é a primeira ação de semear a terra, cuidar, regar, esperar crescer e colher. Veja a árvore como as suas atitudes e como ser lembrado pelos seus atos que mudaram um momento. 

Encare como as suas obras realizadas para as gerações futuras, as suas heranças. 

2.O Filho
O filho é uma forma de criar uma marca, transmitir um legado não material como amor, caráter, sabedoria, honestidade, respeito, integridade, coragem, entre outros é perpetuar o seu nome e o seu DNA. Transmitir verbalmente seu legado cultural, a história da sua família, da sua árvore genealógica, da sua herança genética, o seu legado de sangue. Reflita neste ponto – Para quem construir um legado? Para a humanidade ou para os filhos?

3.O Livro
O Livro traz toda a sua sabedoria, carrega a impressão do seu intelecto, dos seus pensamentos, ideias, ideais e palavras. Resume a sua herança ideológica. Perpetua e compartilha os seus pensamentos com os outros pelo seu legado pessoal, traz a sua essência, seus desejos, seus valores. É a soma das suas experiências e conhecimento para aqueles que irão ler a sua obra. E como levar a humanidade um passo à frente? O que você faz de melhor, com tanta determinação, que só você faz desta maneira?
Sinta – Aí pode estar uma invenção, uma cura, um dom raro.

Uma vida verdadeiramente realizada não é para qualquer pessoa, para isso arregace as mangas. Plante as árvores, tenha seus filhos e escreva seus livros! 

Planeje sua vida, elabore um plano de vida, organize seu tempo, faça uma mudança em sua vida, faça algo que gosta, saia da ilusão, da procrastinação, quebre suas crenças limitantes, pois o resultado é doloroso. 
O sonhar e não fazer traz o fracasso moral, sensação de culpa, baixa autoestima, stress, perda de produtividade e vergonha em relação aos outros, por não cumprir com seus compromissos e responsabilidade.

Busque a realizações de sonhos. Reflita: 

Eu – Quem sou?

Meus – O que é meu e pode ser compartilhado?

Outros – O que vou deixar para os outros?

Quais são as suas heranças que você está deixando para a humanidade? O que você transmitirá aos outros como inspiração? 

Eu posso ajudá-lo no processo de coaching. O Coaching é maravilhoso, porque transforma o que mais o enfraquece, em sonhos com novos objetivos e uma nova realidade em sua vida. Normalmente quem faz processo de coaching produz uma avalanche de grandes mudanças comportamentais, tanto na família, relacionamentos como no âmbito profissional. Se você quer mudar, mude a sua vida, seja alguém melhor e tudo mudará ao seu redor. 

Construa o seu legado! Deixe suas experiências para aqueles que poderão aprender com esses ensinamentos. Compartilhe seu aprendizado e viva algo extraordinário em sua história! 

Seja a sua melhor versão!

O que eu posso fazer hoje por você, que vai transformar sua vida amanhã?

Entre em contato para saber como você pode descobrir e ter uma missão de vida transformadora!

* Claudia Cardillo é especialista em Live Marketing. É Coaching, Palestrante e Articulista.
Com experiência de 25 anos nas áreas de comunicação, marketing e eventos, faz assessoria e executa projetos com foco em Planejamento Estratégico, Inteligência de Marketing, Formação de Equipes, Treinamentos Customizados de Marketing, Vendas, Eventos, em Captação de Recursos para projetos proprietários e outros assuntos como Estilo & Imagem Corporativa para Empreendedores, Marketing Pessoal e Dress Code.

Graduada em Relações Internacionais e Personal Professional Coaching. Desde 2013 é Coach de Carreira para Transição, Alinhamento, Decisão de Carreira e Preparação para Entrevistas. Atua também como Life Coaching nas áreas de Coaching de Emagrecimento, Coaching para Noivos e Casais, Coaching de Bem Estar & Saúde e Spiritual Coaching. Escreve para vários blogs.

Contato
claudiacardillo.wixsite.com/coaching
[email protected] 
br.linkedin.com/in/claudiacardillo