Vista do avião se aproximando do aeroporto
de Porto Seguro, Club Med à vista!
(fotos: Cristiano Macchi)

Se o primeiro resort a gente nunca esquece, a primeira vez no Club Med também é marcante, mesmo para os heavy users de resorts de lazer. A nossa primeira experiência hospedados num village  (denominação das unidades Club Med espalhadas pelo mundo) foi no Club Med Trancoso, que ocupa 27 hectares de área no sul da Bahia. Inaugurado em 2003, o terceiro village brasileiro dista seis quilômetros da vila de Trancoso e está a 26km do aeroporto da cidade de Porto Seguro.

O cenário de falésias e a praia quase que exclusiva tornam este resort um produto verdadeiramente diferenciado, se comparado aos demais concorrentes do estado. Ao lado dele está um dos campos de golfe mais bonitos do mundo, o Terravista, que vale uma visita seja para jogar ou só para tirar excelentes fotos.

Club Med Trancoso
Nessa foto, temos uma ideia do equilíbrio entre o espaço construído e a área verde
(foto: divulgação)

A estrutura robusta conta com 250 UHs, dois restaurantes, três bares, piscinas, spa, centro de convenções, boate, loja, muitos equipamentos de esporte. Aliás, esporte é a palavra de ordem para quem procura o Med e em Trancoso não poderia ser diferente. Espalhados numa imensa área verde, crianças ou adultos podem escolher entre se aventurar no trapézio, jogar vôlei, praticar arco e flecha, relaxar nas aulas de alongamento, jogar futebol, tênis, ou optar por uma academia completa.

E um dos detalhes importantes, aqui o hóspede vira GM (gentil membro), numa referência às origens da rede criada como um clube de férias, no pós-guerra nos anos 1950. Desde essa época, a gentileza é valor agregado, algo que transparece no tratamento prestado pelos GOs (gentis organizadores), que trabalham em praticamente todas as áreas do resort, integrando-se ao dia a dia do hóspede, ops, GM. Vamos conhecer!

Depois de um suco de frutas como welcome drink no check-in, seguimos para o apartamento  

Apartamentos
As 250 UHs têm o mesmo padrão, todas da mesma categoria. Algumas delas têm mais espaço para receber famílias maiores. Muito confortáveis, os quartos têm no projeto arquitetônico a grife Patrícia Anastassiadis, premiada arquiteta que também assina UHs do Tivoli Ecoresort. A decoração é inspirada em motivos indígenas, usa muito a madeira de demolição e o artesanato.

Um giro pelas áreas de circulação entre blocos de apartamentos e demais estruturas:

Mirante – no ponto do mirante fizemos estas fotos:

 

Gentis Organizadores
Sempre gentis como diz o nome, os GOs vêm de várias regiões e países, normalmente são jovens entre 25 e 30 anos. Trabalhar como GO significa ter a oportunidade de conhecer vários locais turísticos do mundo por meio do intercâmbio entre os villages. Todos realizam diversas atividades no resort, como a GO Eliza (publicitária de São Paulo), que conhecemos trabalhando no bar. No dia seguinte, ela estava na recepção e, à noite, participando do show musical. Outro detalhe importante: os GOs se misturam aos GMs, participando das festas, pedindo para fazer as refeições na mesa com eles. Abaixo alguns GOs que conhecemos em Trancoso.

 

A&B

Pães decorativos são a marca registrada da decoração dos bufês

Alimentação all inclusive é sempre o primeiro item avalizado na hora de dar a nota ao resort. No Med Trancoso, encontramos a tradicional fartura nos bufês, sempre acompanhada de qualidade e variedade, do café ao jantar. Na última refeição, o bufê consegue ganhar ares de à la carte, oferecendo pratos com excelente apresentação. Primeiro, vamos às imagens das refeições no restaurante principal, que acomoda 590 pessoas.  Depois, alguns cliques do jantar especial oferecido ao redor da piscina.

 Os polivalentes GOs agora encarnam casal de reis recepcionando os GMs durante jantar especial

 

 

Caminho para a praia
Quase que privativa aos hóspedes, a praia do Med é um dos trechos mais bonitos de Trancoso. Como o resort está no alto das falésias e a praia está lá embaixo, é necessário uma boa descida de escadas para chegar lá. Quem preferir pode pegar um transfer do hotel e não se cansar. Nós preferimos a caminhada que, além de aprazível, serve para queimar as calorias extras ganhas no bufê. Lá embaixo, o resort oferece uma boa estrutura de bar, alguns petiscos e muitas espreguiçadeiras. Tem muita gente que prefere passar boa parte do dia na praia, deixando a piscina em segundo plano. Em feriadões e eventos são comuns festas na praia à noite no melhor estilo ‘ilha da fantasia’ a luz do luar.

 

Terravista Golf Club

Campo de golfe Terravista e seu recorte geográfico marcante

Famoso entre golfistas do mundo inteiro, o Terravista Golf Course é destino certo para os praticantes deste esporte de elite. Campo oficial com 18 buracos, ele está distribuído em 300 hectares de terra e está a cerca de 40 metros de altura em relação ao nível da praia. Torneios profissionais e amadores são realizados durante todo o ano.

 

Kid’s Club
O Mini Club Med recebe crianças de 4 a 11 anos e fica aberto até as 17h30. Monitorados pelos GOs, os pequenos pintam e bordam num espaço só para eles. Durante o verão, a diversão ainda ganha o reforço dos personagens do Cartoon Network, parceiro Club Med. O diferencial perante a concorrência é a inclusão do Petit Club, que atende a crianças de 2 e 3 anos, mediante pagamento a parte. Outro serviço muito útil é o Baby Welcome, que pode ser solicitado já na reserva da hospedagem. Famílias com bebês contam com facilidades como carrinhos de bebê e baby copa 24 horas no restaurante.

 

Spa Biotherm
Seguindo a tradição francesa, o spa é operado pela conceituada marca da França Biotherm. O menu de tratamentos e massagens conta com mais de 30 opções, das tradicionais às exóticas como Envelopamento de Chocolate, Massagem Adão e Eva (realizada na sala conjugada para casais), Banho de Uvas, entre outras. Salão de Beleza com produtos L’Oreal, saunas e lounge para descanso completam a atmosfera sempre perfumada deste spa.

 

Souvenires Club Med
Ao passar dos anos a marca Club Med conseguiu um feito dentro da hotelaria: tornou-se uma marca fashion, um objeto de desejo. Isso explica a extensão e a variedade de produtos da loja de souvenires, parada obrigatória no final da estada. É a hora de levar de lembrança as camisas 45 que marcaram os 45 anos de fundação da rede e viraram um hit, entre outros itens. Boa oportunidade também para dar uma renovada no guarda-roupa de fitness e camisas polo, tudo de excelente qualidade e com o tridente estampado, que virou sinônimo de grife.

 

Serviço
www.clubmed.com.br

* A reportagem do Hôtelier News viajou a Trancoso a convite do Club Med.