Expansão na Colômbia
O número de estrangeiros na Colômbia bateu recorde, chegando a 6,5 milhões em 2017

A Colômbia atingiu, no ano passado, a maior média de ocupação hoteleira desde 2004. A taxa apurada pelo DANE (Departamento Administrativo Nacional de Estatística) chegou a 56,3%, 0,6 pontos percentuais acima do registrados em 2016. Dezembro foi o mês com a maior percentagem dos últimos 12 anos, atingindo 53,8%.

María Lorena Gutiérrez, ministra do Comércio, Indústria e Turismo, acredita que o resultado está em sintonia com o fluxo recorde de turistas estrangeiros obtido em 2017. Ao todo, segundo o DANE, 6,5 milhões visitantes internacionais entraram no país, alta de 28,3% ante ao ano anterior. "O fim do conflito com as FARC, a força econômica e os avanços nas infraestruturas nos tornam um país cada vez mais atraente", avalia a ministra.

Colômbia: outros números

O país vizinho também teve outros bons indicadores turísticos. Segundo o DANE, a receita real do setor hoteleiro subiu 5,2% em dezembro passado frente a igual período de 2016. Já o número de empregados no setor cresceu 0,8% na mesma base de comparação. Para se ter uma ideia, em dezembro de 2016, esses mesmo índices tiveram queda de 2,7% e alta de 0,7%, respectivamente.

De acordo com o DANE, a principal motivação para os visitantes viajarem para Colômbia no ano passado foi o lazer (54,9%). Na sequência, vieram os segmentos de negócios (35,1%) e convenções (4,8%) – “outros motivos” representaram 5,2%.

O aumento no fluxo de estrangeiros para a Colômbia, na verdade, só reitera o movimento observado nos últimos anos. De 2010 a 2017, por exemplo, a alta verificada foi de 150%, saltando de 2 milhões para 6 milhões de turistas. Os dados são do MINCIT (Ministério do Comércio, Indústria e Turismo) .

Com a expansão da malha aérea, a expectativa do MINCIT é que esse número cresça ainda mais ao longo de 2018. Várias empresas têm fechado acordo para a criação de novos voos para destinos colombianos. Um exemplo recente é a Avianca, que lançou uma ligação direta entre Recife e Bogotá.

(*) Créditos da Foto: Pixabay/marcelot87