A atividade turística segue com alta relevância para a economia portuguesa. Segundo números do INE (Instituto Nacional de Estatísticas) daquele país, os índices do primeiro quadrimestre mostram um aumento de 15% de visitas de estrangeiros em comparação ao mesmo período de 2016.

Nos primeiros quatro meses deste ano, o país europeu voltou a bater recorde de visitantes. O aumento que mais se destaca é o de brasileiros: com 67% a mais que o número registrado em 2016. O número de pernoites também registrou um excelente aumento: 60,5%.

Entre os principais países emissores de turistas a Portugal, o Brasil foi também o que mais elevou, percentualmente, seus gastos: foram € 167 milhões (R$ 620 milhões), o que representa crescimento de 61%.

"A redescoberta de Portugal pelos brasileiros é fantástica. Além de se reverem nos seus hábitos, o brasileiro encontra um pais totalmente diferente do que estavam esperando: seguro, moderno, diversificado que soube preservar os seus valores mais autênticos e genuínos, e isso os encanta e encanta a todos que nos visitam", diz Bernardo Cardoso, diretor do Turismo de Portugal no Brasil.

Se mantiver a tendência, será o melhor ano da história em termos de visitantes brasileiros, ficando acima dos 625 mil turistas apontadas no último ano, que é o recorde entre os dois países.

* Foto de capa: divulgação/SkitterPhoto