Luiz Vabo, Rubens Schwartzmann e Carlos Prado, todos representando a organização
(foto: Filip Calixto)

Temporada pontuada por grandes eventos – Olimpíadas, Paralimpíadas e eleições municipais entre os mais importantes -, 2016 apresenta características bem particulares para o mercado de viagens corporativas no Brasil. Observando essa conjuntura, a Abracorp (Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas) mostrou hoje (28) dados semestrais revelando queda no faturamento das 30 empresas associadas em quase todos os segmentos. Segundo mostram as planilhas da organização, as vendas chegaram a R$ 5,1 bilhões, num recuo de 11,5% em relação ao mesmo período de 2015.

A diretoria da associação exibiu alguns dados que chamam a atenção. Entre eles que as vendas de passagens aéreas nacionais caíram 8,7% e a tarifa média 3,7%. Os faturamentos da hotelaria nacional, de locações de carros e transfers também seguiram a mesma tendência, com queda.

Na direção contrária, as exceções, com bons índices, estão no internacional com a hotelaria subindo 2,6%, para R$ 201.205.179, e a locação de veículos avançando 22,6%, para R$ 20.465.617.

Rubens Schwartzmann, presidente da organização, aponta, além da casualidade do ano, a crise como causa incontestável. De acordo com ele, os reflexos do momento chegam também nas empresas associadas que diminuíram em 10% o quadro de trabalhadores.

Mas apesar do presente ruim, a associação começa a enxergar sinais de melhores dias, com a estabilização do quadro político do País. 

Hotelaria nacional dentro do levantamento
Os dados divulgados são concernentes à primeira metade do ano. Neles, a informação principal é a queda de 10,9%, com vendas totalizando R$ 985 milhões.

No detalhamento das redes, a hotelaria independente segue com a participação mais significante: 46% das hospedagens negociadas pelas afiliadas. Na sequência da participação aparecem Accor (11%), Atlantica (8%) e Windsor (8%). Blue Tree, BHG e Intercity têm 2% cada e o restante está distribuído entre as outras companhias atuantes no País.

Ainda dentre esses números, quase todos inferiores ao visto no ano passado, salta aos olhos a perfomance impressionante dos hotéis Windsor, que concentra suas unidades no Rio de Janeiro e em Brasília. Essa empresa teve crescimento de 80% em diárias e 61,2% em vendas (R$ 51,3 milhões).

Serviço
abracorp.org.br