O Pacto local será o tema do Barra Sustentável 2012, iniciativa do carioca Sheraton Barra Hotel & Suites que funciona como um fórum para discussões sobre o crescimento saudável e sustentável da Barra da Tijuca e de seu entorno. Em seu quarto ano, o encontro acontece no próximo 25, às 15h30, no salão Atlântico do meio de hospedagem

Políticos, ambientalistas, empresários e entidades civis do bairro estão entre os convidados. A curadoria é de Patrícia de Sá, que abre o evento apresentando as oito metas que deram origem ao Pacto local. O documento é fruto de um processo que envolveu representantes de cerca de 40 entidades (associações de moradores, comerciais, industriais e formadores de opinião), divididos em seis comitês de trabalho (Transportes, Praias, Lagoas, Vargens, Comunicação e APA Marapendi).

Oded Grajew, presidente emérito do Instituto Ethos e criador do movimento Nossa São Paulo e do programa Cidades Sustentáveis e expert em mobilização social e sustentabilidade, debaterá sobre a importância dessas ações nas grandes cidades.

Durante o encontro será entregue aos candidatos à Prefeitura do Rio de Janeiro – Aspásia Camargo, Eduardo Paes, Marcelo Freixo, Otavio Leite e Rodrigo Maia – um termo de compromisso para adesão ao projeto.

Ao longo desses quatro anos, a iniciativa Barra Sustentável apresentou às lideranças locais os problemas e projetos para as regiões da Barra da Tijuca, Recreio, Jacarepaguá, Vargens e Grumari, áreas que sofrem grande impacto pelas obras de expansão viária e imobiliária da cidade e pelos investimentos para Copa e Olimpíadas.

A inscrição para o encontro pode ser feita pelo site do programa até o dia 21 de setembro. A entrada será 1kg de alimento não perecível, que será destinado a ONG Ressurgir.

O Sheraton Barra Hotel & Suites e o grupo Pão de Açúcar irão doar a mesma quantidade arrecadada, triplicando o número de doações para a instituição.

Serviço
www.sheraton-barra.com.br/barrasustentavel