Vista da cidade de Montevidéu, no Uruguai
(foto: arquivo HN/Peter Kutuchian)

Projetando mudanças para a temporada de fim de ano, o Uruguai anuncia a isenção de impostos a turistas como ferramenta de incremento na movimentação de visitantes no país. Com essa nova regulamentação, que inibe os impostos incidentes em serviços de hospedagem, gastronomia e turístico, espera-se atrair mais de 500 mil brasileiros ainda neste ano.

A expectativa tem bases sólidas na significativa presença de visitantes do Brasil no país vizinho. Conforme o Ministério de Turismo do Uruguai, o Brasil é a segunda nação em número de turistas no destino, atrás apenas da Argentina. Só em 2014, os brasileiros movimentaram mais US$ 294 milhões em viagens às principais cidades uruguaias. No ano passado, 462 mil brasileiros estiveram por lá, representando um aumento de 17% em relação a 2013, quando o número foi de 393 mil turistas.

Entre janeiro e agosto deste ano, o Uruguai também já registrou um crescimento no número total de turistas, quando recebeu cerca de 2 milhões de visitantes – 8,8% a mais que no mesmo período de 2014. No ano passado, ao todo, foram 2,8 milhões de turistas, dos quais 16,4% brasileiros. Só no primeiro semestre de 2015, mais de 224 mil pessoas com nacionalidade brasileira visitaram o Uruguai.

Apesar da valorização da moeda norte-americana frente ao Real, o Ministério do Turismo do Uruguai espera ampliar o número de turistas brasileiros em 2015 enaltecendo as vantagens do destino – em custo benefício (reforçado pela isenção fiscal), qualidade da gastronomia, variedade cultural e reconhecidos locais com belezas naturais – como uma das  opções mais acessíveis para viagens internacionais neste momento.
 
Serviço
www.turismo.gub.uy