Inicia nesta quarta-feira (09) e segue até sexta, na capital catarinense, o tradicional Encontro Catarinense de Hoteleiros – Encatho & Exprotel. Organizado pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH-SC, o evento chega a sua 30ª edição, reunindo mais de 50 palestrantes em torno de discussões e debates que visam a qualificação, capacitação e atualização de toda cadeia produtiva do turismo.
 
Este ano o tema escolhido para o evento coloca em evidência as “Novidades e Tendências para o Mercado Hoteleiro”. No primeiro dia, às 19h, ocorre a solenidade de abertura oficial do 30ª Encatho & Exprotel, reunindo nomes da hotelaria nacional, autoridades, jornalistas e empresários.
 
Abrindo a programação do segundo dia, o Fórum das Instituições de Ensino de Santa Catarina reúne coordenadores e acadêmicos para abordar o tema “Os desafios da qualificação profissional no cenário atual”. Na sequência, também na sala Jurerê, os assuntos discutidos pelo Momento Senac/SC, envolvem as oportunidades de qualificação para atuação no mercado, e a importância dos indicadores de gestão para os meios de hospedagem.
 
Também na parte da manhã, ocupando a Sala Joaquina, quem abre o 8º Simpósio de Governança, Manutenção e Recepção Hoteleira, é o campeão olímpico Paulão do Vôlei. O evento será uma imersão total em assuntos como: tecnologias de comunicação na operação hoteleira; controle sustentável de pragas em meios de hospedagem; como transformar sua equipe em uma equipe campeã; entre outros. Ao todo, seis palestrantes e um case de sucesso irão tratar o dia a dia dos funcionários do setor hoteleiro, sempre abordando temas vivenciados em situações reais e permitindo a troca de experiências.
 
Ainda no primeiro dia, as 14h, três palestrantes abordam os impactos, procedimentos e a prática da “Terceirização na Operação Hoteleira”, um tema em evidências após as recentes mudanças ocorridas no país com a aprovação do projeto que libera a terceirização do trabalho e também altera as regras para contratação neste método. Na sequência, acontece a palestra “Criatividade em vendas”, com José Renato da Silva, do Senac/SC, que irá abordar novas formas de gerar vendas e como colocá-las em prática. O assunto vendas volta no último dia com a palestra “Vendas on-line com revenue management”, ministrada por representantes das empresas e Hsystem e Hotel B2C. 
 
Encerrando as atividades do primeiro dia do evento, será apresentado um painel que reúne as principais autoridades e lideranças do turismo tem o tema “Os Potenciais Turísticos do Sul do País”, que aborda assuntos como o papel do governo do Estado no projeto “O Sul é meu Destino”, a qualidade do ambiente de negócio do turismo e a importância do destino turístico para o fortalecimento da hotelaria. O painel tem início às 18h, na Sala Jurerê. Vinicius Lummertz, Leonel Pavan, os presidentes das ABIHs do RS, SC e PR, além de Rogério Siqueira, são alguns dos nomes que participarão do debate.

O terceiro dia do evento (sexta-feira, dia 11), dá continuidade as oportunidades de capacitação e qualificação oferecidas pelo Encatho. Abrindo a programação do último dia, as 9h na Sala Jurerê, está o painel “Marketing Digital na Hotelaria” no qual cinco palestrantes discutem as tendências e as novidades que o marketing está proporcionando para o setor hoteleiro e as novas habilidades necessárias para gestão destas tendências.

Outra novidade nesta edição é a realização do II Seminário de Secretários Municipais de Turismo de Santa Catarina, pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte. O evento pretende abordar os principais temas e desafios do turismo no Estado na prática para prefeitos e secretários municipais de turismo. O Seminário que conta com palestras, oficinas e cases de sucesso ocorre em paralelo a programação do Encatho, com atividades durante o dia inteiro, tendo início as 9h, na Sala Joaquina.

Já o Momento Hoteleiro, que tem início as 11h, é exclusivo para associados da ABIH-SC. O encontro é um espaço de troca de ideias e vivências dos associados sobre as experiências nos respectivos meios de hospedagem, oportunizando um relacionamento mais próximo entre os membros da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH-SC, levantando questões pertinentes sobre a atuação da mesma e os benefícios de participar de uma entidade associativa.
 
Outro assunto que nunca deixa de ser atual e sempre é debatido em grandes encontros como o Encatho, é a “Gestão de risco e crises para hotéis”, que ocorre a partir das 14h na Sala Jurerê, e trata dos principais riscos e vai responder perguntas como: Quanto pode custar uma indenização de um afogamento de criança na piscina? O que fazer se tiver um carro roubado da garagem do empreendimento por falha dos manobristas? Já teve reclamação de assédio sexual de uma hóspede? E os furtos de pertences pessoais de clientes como notebooks, celulares? Peter Kutuchian, editor e publisher do Hôtelier News; Inbal Blanc, especialista em segurança; e Otávio Novo, especialista em Gestão de Riscos e Crises participam do painel.
 
Já às 15h tem início o Fórum de Alimentos e Bebidas – A&B, que este ano é focado na atualização dos chefs e profissionais do setor em meios de hospedagens. O encontro reúne quatro especialistas que irão expor suas habilidades e falar sobre o que eles fizeram para obter sucesso em seus negócios neste setor. 

“Retrofit como tendência na hotelaria” é o tema do segundo painel do dia, que ocorre das 15h30 às 17h30, também na Sala Jurerê. Os cinco palestrantes buscam abordar como projetar e executar um retrofit completo, trazendo também cases de sucesso e dicas sobre como trabalhar melhor as soluções exclusivas para cada estabelecimento hoteleiro. 
 
Em seguida, as novas “Tendências na venda de hospedagem” formam um novo painel, que aborda assuntos como: revenue management, o papel da imprensa especializada na imagem e comercialização do meio de hospedagem, a fórmula de três passos para o sucesso nas vendas on-line, hotel por hora e as linhas de atuação dos hotéis cooperativos e agências de viagem. O painel ocorre das 18h às 20h, fechando a programação da 30ª edição do Encontro Catarinense de Hoteleiros, Encatho & Exprotel, de 2017.
 
Além de muita qualificação, uma das principais vitrines para os fornecedores da hotelaria nacional apresentarem seus produtos para os empresários do setor na região Sul do País, a Feira de Produtos e Serviços para Hotelaria e Turismo – Exprotel, possui 80 espaços distribuídos em dezenas de empresas que irão apresentar e lançar produtos e serviços destinados à toda cadeia produtiva do turismo, especialmente, a hotelaria. A feira funciona nos dias 10 e 11, das 13h às 20h. Aberta ao público, o local torna-se uma oportunidade para quem deseja adquirir produtos a custos reduzidos, criar parcerias ou fazer networking. 
 
Em paralelo à programação, haverá também o atendimento e Credenciamento Cadastur, sistema de cadastro de pessoas ou empresas que atuam no setor turístico, como meios de hospedagem, agências e guias de turismo, organizadoras de eventos, entre outros. Ele é obrigatório para os profissionais e empresas do setor turístico localizadas no País e assegura diversas vantagens e novas oportunidades de negócios aos participantes, além de inseri-los em uma respeitável fonte de consulta para turistas.
 
A participação no evento é gratuita. As inscrições e a consulta a programação completa do Encatho & Exprotel você encontra no site encatho.com.br.

* Crédito da foto: VM Comunicação