O Comfort Vila Mariana, localizado em São Paulo e administrado pela Atlantica Hotels Internacional, apostou em uma solução criativa para combater as pichações que insistiam em sujar o muro do fundo do empreendimento. A solução chama-se graffiti.
Naquele mesmo muro sujo das pichações foi pintado um painel, que retrata o universo da hotelaria. As imagens agora protegem os 30,5 m de extensão do muro, que fica voltado para a rua Domingos de Morais, da ação dos vândalos. Os autores foram grafiteiros da Agência Quixote Spray e Arte, vinculada à Associação de Apoio ao Projeto Quixote e à Faculdade de Psiquiatria Social da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Desde 1996, ambas as entidades atendem crianças e adolescentes em risco social, jovens na eminência do uso e abuso de drogas e delinqüência.
De acordo com Maria Luiza Lupatin, gerente geral do Comfort Vila Mariana, a Associação de Apoio ao Projeto Quixote recebe doações financeiras, desde maio de 2004, graças ao Projeto Criança Feliz – programa de ação social patrocinado pelas unidades da Atlantica. (Claudio Schapochnik)