A ABIH-BA (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia) e a ABIH-RJ (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro) divulgaram hoje (30), a previsão de ocupação (OCC) de seus associados durante o fim de semana prolongado do feriado do Dia de Finados, comemorado na segunda-feira (2). 

Em Salvador, o índice da OCC neste período deve ficar em 71,4%. “É um bom índice se considerarmos que a ocupação média na cidade tem sido de 54%”, diz José Manoel Garrido, presidente da ABIH-BA.

O levantamento, que tem como base os 24 principais hotéis de Salvador, mostra que o polo hoteleiro localizado em Itapoã alcança o melhor resultado, com índice de 100%, seguido pelo Rio Vermelho (86%) e Barra/Ondina (76%). Os piores desempenhos são registrados nos hotéis instalados no Centro/Vitória (50%) e Pituba/Tancredo Neves (45%).

Segundo Garrido, a expectativa para o fim de ano é a melhor. “Como a procura está crescendo, acreditamos que vamos atingir uma ocupação de 90%, um pouco maior que os 85% do ano passado”, pondera.

Já na capital fluminense, entre hoje (30) e segunda (2), os empreendimentos de hospedagem instalados na Zona Sul da cidade lideram o ranking, com uma OCC média prevista para 84,25% nos bairros do Leme e Copacabana, e de 78,18%, em Ipanema e Leblon.  

Por categoria, os hotéis 3 e 4 estrelas do Leme e Copacabana alcançaram média de 84,47%, enquanto os hotéis 5 estrelas registraram 79,60%, na mesma região. A média geral de ocupação na cidade prevê 63,45% até o momento.  

Para Alfredo Lopes, presidente da ABIH-RJ, os índices estão acima do esperado, principalmente, por conta do feriado estadual de hoje. "Devido a decretação, pelo Governo do Estado, do feriado do funcionalismo público estadual para esta sexta-feira, incluímos o dia 30 na pesquisa e observamos um incremento na taxa de ocupação em todos os bairros, que variou de 6% a 17%", comenta. 

No Interior, a média geral de ocupação esperada nos destinos, até o momento, é de 88,64%. As cidades serranas e as regiões da Costa Verde e do Vale do Café lideram a procura, e a expectativa é de 100% de ocupação. O município que registrou a melhor média foi Cantagalo, na região Serrana. 

Outras cidades que também obtiveram boas médias foram Mangaratiba, na Costa Verde, e Vassouras, que integra o Vale do Café, com 95% de ocupação. 

Já no Litoral, em Búzios e Arraial do Cabo, hotéis e pousadas estimam uma OCC de 90%.

Serviço
abihbahia.org.br
riodejaneirohotel.com.br