Com a diversidade dos canais, diferentes fornecedores e múltiplos segmentos de público para gerir, é inevitável que algumas perguntas fiquem sem resposta por um tempo, fazendo com que os erros facilmente se repitam. A boa notícia é que mesmo que o marketing do seu hotel esteja fora de controle, isso não significa que algo não possa ser feito para a correção desses problemas. Confira sete dicas para um melhor desempenho de Marketing dentro de um hotel, segundo Dave Spector, do site norte-americano Tambourine.

1- Esteja sempre a par do quanto é pago às OTA´s
Cedo ou tarde os proprietários ou investidores deverão perguntar sobre o quanto uma reserva feita por meio de OTA realmente custa ao empreendimento. Geralmente, elas pagam uma taxa líquida para o hotel depois de recolher a sua comissão. Isso significa que as taxas pagas para as OTA´s nunca vão aparecer como uma despesa nas declarações do hotel.

Esse "marketing invisível" das OTA´s não apenas custa mais do que as reservas diretas ao empreendimento como também podem se tornar, quando não estão claros, uma verdadeira ameaça a outros ativos de marketing também. Ao analisar o orçamento, os investidores podem reduzir gastos em ativos rentáveis, como o website do hotel, por exemplo. Por isso, é recomendado ao gestor que examine quanto cada reserva via OTA está custando ao hotel e compará-la aos custos de outros canais alternativos. Isso evita que em um corte de custos, você perca ferramentas necessárias para a operação do hotel.

2- Onde existem muitos vendedores, existe o caos
Quanto maior o número de profissionais de Marketing, mais complicações e caos você terá em sua operação. Explica-se: ter um profissional designado para cada tarefa – campanha publicitária, design do site do empreendimento, e-mail marketing ou mídia social – pode ser prejudicial de várias maneiras, a começar pelo fato de que você poderá pagar mais pelos serviços de cada um. Segundo: cria-se um ruído na comunicação entre os setores, dificultando a absorção da mensagem transmitida. Terceiro: em caso de fracasso, não haverá responsável, pois um atribuirá a culpa ao outro e vice-versa. A resposta é diminuir os parceiros de marketing, deixando aqueles em quem você mais confia, que produzem o máximo e que são capazes de lidar com situações adversas e críticas.

3- É preciso medir o valor das contribuições
Proprietários e gerentes esperam que as equipes de Marketing contribuam com as metas de receitas de formas mensuráveis. No entanto, muitos responsáveis por essa área ainda buscam se eximir de quaisquer responsabilidades em relação a receita, utilizando o número de seguidores nas mídias sociais como prova de sua contribuição.

Sem a mensuração correta do desempenho, proprietários e gestores estarão mais aptos a cortar despesas de Marketing, acreditando que os resultados almejados podem ser alcançados com menos esforços. Para mostrar o verdadeiro valor da contribuição da equipe de Marketing na receita do hotel, é recomendado utilizar o MCPB – Marketing Cost Per Booking, ou em português, cálculo do Marketing nos custos por reserva. Além de credibilidade, o resultado garantirá novos investimentos para o setor no próximo ano.

4- Discuta atualizações com proprietários e investidores
Nos últimos anos, grandes marcas de hotéis têm investido milhões em renovações de propriedades ou no lançamento de novas coleções para atender a demanda dos viajantes modernos. É de vital importância que o seu empreendimento esteja pronto para investir em reformas, reformulações e atualizações. Nenhuma campanha de Marketing pode mascarar o envelhecimento ou a falta de recursos modernos e atuais em um hotel. Procure sempre relembrar perante os proprietários essa realidade inevitável da forma mais objetiva possível

5- Delineação de taxa de paridade
Taxas de gerenciamento podem ficar complicadas. Fixar as taxas diárias para cada quarto em cada canal pode se tornar muito confuso não apenas para você, mas para seus clientes também. A utilização das ferramentas certas de automação somada à atuação de um revenue manager consciente são elementos que garantem a manutenção da taxa de paridade.

6- Aumente o fluxo de eventos e convenções no empreendimento
Reuniões e eventos são, em muitos dos casos, o momento da virada do jogo de um hotel. Um único grupo que além do local do evento, hospeda-se no próprio empreendimento e utiliza de outros serviços auxiliares, pode ajudar no atingimento de metas rapidamente.

No entanto, se o volume de vendas da equipe permanece estagnado, é hora de refrescar a sua abordagem com novas táticas de vendas como: atualização constante da equipe, mantendo os melhores colaboradores e atraindo novos gestores de grandes contratos; criação de um roteiro de visitas e participação em feiras comerciais da indústria, mantendo-o aberto para atualização frequentemente; posicionamento do hotel como epicentro das experiências no destino; exigir que cada líder de vendas mantenha-se ativo e engajado em plataformas como o Linkedin, postando comentários e participando de forma relevante; entre outras ações.

7-Acompanhamento de reviews em sites de viagens
O posicionamento do hotel frente aos comentários postados por hóspedes em sites de viagens é o que determina se ele brilha ou se tropeça no futuro. O empreendimento parece estagnado no Trip Advisor? Isso significa que seus proprietários ou gestores têm ignorado o feedback dos hóspedes, que mesmo negativo, hoje têm o mesmo peso de ouro para a indústria.

Seus hóspedes expressam a irritação com os aparelhos de ar condicionado barulhentos? Reclamam do café da manhã? Mencionam mais de uma vez o mesmo membro da equipe como sendo demasiadamente rude? Considere seus hóspedes como olhos e ouvidos para os problemas que talvez você não consiga identificar. Corrija-os prontamente e, a médio prazo, verá como isso impacta de forma positiva o seu desempenho.

Serviço
tambourine.com

* Crédito da foto: Pixabay/Kaboompics