O município catarinense de Nova Trento abriga até domingo o congresso I Vitrine Religiosa que visa estimular o turismo religioso na região, integrando instituições religiosas e profissionais ligados ao mercado turístico local.

A cidade, que recebe cerca de 840 mil fiéis por ano, visa também fortalecer e inovar a infraestrutura do destino. São esperadas 10 mil pessoas, entre profissionais ligados ao setor e representantes das instituições religiosas.

Simultaneamente ao congresso, será realizada a Feira de Roteiros Turísticos e Produtos Religiosos, que promove destinos do Vale do Rio Tijucas, como as cidades de Nova Trento, São João Batista, Canelinha, Tijucas, Brusque e Major Gercino.

“O fortalecimento do turismo religioso é um movimento extremamente positivo uma vez que estimula a inserção no mercado de viagens de um público que tem interesse específico”, afirmou Vinicius Lummertz, o secretário Nacional de Políticas de Turismo. De acordo com dados do Departamento de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, cerca de 17,7 milhões de brasileiros viajaram pelo país motivados pela religião em 2014.

O Ministério do Turismo repassou R$ 100 mil às iniciativas de promoção de Nova Trento e região. Assim, as cidades de Brusque, São João Batista, Major Gercino e Angelina devem ser beneficiadas pelas próximas ações de promoção e estímulo à comercialização da rota de fé e peregrinação. “O investimento contribui para consolidar um novo plano de marketing para estruturar o destino do Vale Sagrado Catarinense”, disse Lummertz.

Serviço
www.turismo.gov.br/