Funciona em São Paulo, desde 1978, uma entidade não-formal que reúne os profissionais de Recursos Humanos dos hotéis. É a Comissão dos Administradores de Pessoal da Indústria Hoteleira (Capih).
?Nos reunimos periodicamente para trocar idéias, experiências e discutir questões relevantes do setor?, conta Regina Célia Aguilar, coordenadora do Capih.
?Que nós sabemos, é o único grupo que discute RH na hotelaria?, afirma ela. ?Participam profissionais de vários hotéis e redes, nacionais e internacionais.?
?O papel do RH na hotelaria está mudando, ainda que devagar?, afirma Regina. ?Esse profissional de RH tem uma importância fundamental: o de conscientizar as pessoas sobre as mudanças e a necessidade de estar aberto para acompanhar esse processo.?
Reuniões mensais
O Capih promove reuniões mensais, realizadas das 8h30 às 12h. ?Cada encontro é feito em um hotel diferente?, diz Regina, que é gerente de RH do West Side Suite Hotel há três anos, em São Paulo.
Para tornar-se membro, o interessado deve ser apresentado por um sócio. ?Permitimos o máximo de três faltas durante o ano, mas o associado pode enviar um representante?, conta Regina. ?Nossas discussões são muito interessantes, deveriam existir outros Capih em outras regiões.? (Claudio Schapochnik)

Serviço
Comissão dos Administradores de Pessoal da Indústria Hoteleira (Capih)
Regina Célia Aguilar, coordenadora
Tel. (11) 3061-0266
E-mail: [email protected]