Entrada para um dos chalés da pousada
(fotos: Gio Ahmad)

A Pousada Capricho Asturiano, localizada em Santo Antônio do Leite, cidade próxima a Ouro Preto (MG), foi fundada em 1998 pelo casal de artistas plásticos Manuel Noriega e Ana Maciel e seu nome remete às origens de seu idealizador, assim como toda a proposta a proposta do empreendimento, fundamentada na cultura espanhola.

Ao todo oferece 18 unidades habitacionais, sendo duas delas bangalôs equipados com lareira e hidromassagem, chuveiros com aquecimento a gás, enxoval de algodão egípcio 250 fios e obras de arte exclusivas.
 
 Varandinha de acesso às UHs
 

Apartamento triplo, ressaltando o enxoval de 250 fios
 

Varanda dos apartamentos triplo e familiar,
todos com redes estentidas
 

Fachada externa para acesso às UHs
  

Bangalô equipado com lareira e hidromassagem

 
 

Salão de eventos e artes, onde pode-se relaxar lendo e 
assistindo um bom filme ou fazer pequenas reuniões.
Um espaço charmosíssimo
 

Parte interna do salão de eventos e artes…
 

…onde há um balcão para chás
  

Embaixo do salão de eventos e artes ficam as duas
suítes maiores, aptas para atender famílias…
 

…e uma aconchegante sala de cinema
 

Piscina para adultos e crianças, fitness e saunas seca e a vapor
complementam a infra-estrutura de lazer
 

Quiosque para jogos e palco externo
 

Artesanato é produzido na própria fazenda
 

O artista plástico e hoteleiro Manuel Noriega

 
Segundo Noriega, o empreendimento não tem por objetivo explorar apenas a atividade hoteleira pura e simples, pois seria mais um entre tantos outros espalhados na região.
 
Na Capricho Asturiano, o cliente tem à sua disposição alta gastronomia, com cardápio privilegiando a culinária mediterrânea e fortalecendo o conceito de slow food. Outro ponto forte é a qualidade dos mais de 50 rótulos que a adega do estabelecimento disponibiliza, apta a atender aos paladares mais exigentes. Lá, os fiéis seguidores do ‘Deus Baco’, poderão se deliciar com vinhos das mais diversas origens, destacando os da Espanha, Chile, Argentina, França, Portugal, Nova Zelândia, Itália e os requisitados californianos.
 

 Acesso à adega subterrânea
 
Restaurante Mediterrâneo e Centro de Gastronomia Espanhola
 Artesanato diversificado e produzido na própria fazenda

 

Cultivo de hortaliças e criação de animais de pequeno
porte. Tudo de forma orgânica
Ainda considerando a gastronomia, pelo menos duas vezes ao ano a pousada realiza o Festival de Cultura Espanhola. Nessas ocasiões os participantes que se hospedam podem fazer cursos diversos de pratos da culinária do país europeu, assistir um show de dança flamenca e agendar cursos de imersão no idioma.
 
Os cuidados com o preparo dos alimentos começam no plantio de hortaliças, orgânicas, que inclui cenouras, consumidas por coelhos, e folhagens para os demais animais de pequeno porte criados na fazenda, ou seja, todos os ingredientes e as carnes utilizadas pela chef Ana Maciel na elaboração dos pratos não apenas são produzidos na própria fazenda da pousada como passam por um rigoroso controle de qualidade. O interessante nesse processo é que o cliente terá opções requintadas e com a certeza de estar sendo beneficiado com saúde acima de tudo.
(Gio Ahmad)