arraial01Praia do Forno, em Arraial do Cabo
(fotos: Avana Salles)

Situada na Região dos Lagos, no Estado do Rio de Janeiro, Arraial do Cabo é conhecida por muitos como “o Caribe brasileiro”. O apelido carinhoso refere-se à coloração de suas águas, contempladas pelo fenômeno da ressurgência (que consiste na subida de águas profundas, muitas vezes ricas em nutrientes, para regiões mais rasas, tornando a coloração transparente).

O fenômeno faz com que os mares da região tenham diversidade de fauna marinha, abrigando tartarugas e peixes de variadas espécies. Golfinhos e baleias também são presença constante nas águas geladas  do Arraial.

Por esses, entre outros motivos, o destino não é um convite, mas sim uma intimação ao turista de aventura que pode desbravar em seus mares mais de doze pontos de mergulho. Entre eles, destaca-se uma embarcação naufragada de 1923, situado na Ponta da Jararaca.

A geografia da região é uma mescla de diferentes domínios: dunas, restingas, lagoas, praias e costões. Com temperaturas que variam de 25° no verão e entre 17° e 23° no inverno, Arraial é dessas cidades sem tempo ruim, onde raramente chove, feita para aproveitar momentos que só o litoral brasileiro pode proporcionar.

Para quem procura badalação e entretenimento, a menos de 20 minutos de carro estão localizadas as cidades de Búzios e Cabo Frio, famosas por seus bares e vida noturna agitada.

Confira fotos do roteiro:

Serviço
www.arraialdocabo-rj.com.br