Para o profissional de hotelaria, toda semana surgem novidades que competem pela sua atenção. Ao mesmo tempo em que é importante estar atento a todas as tendências e tecnologias, o hoteleiro corre o perigo de esquecer o que realmente importa em uma estratégia eficaz de Marketing, ocasionando um impacto negativo no desempenho do empreendimento.

Recentemente, o site norte-americano Tambourine publicou dez práticas de Marketing que devem ser lembradas constantemente pelos hoteleiros. Confira.

1 – Faça seu produto ser notado

Criatividade sem limites, conceitos de Marketing inteligentes e um orçamento robusto para o desenvolvimento de campanhas de nada valem se o seu hotel é uma "porcaria". Se o empreendimento está com "as bordas desgastadas" e não proporciona experiências de brilho, nenhuma estratégia o impedirá de entrar em uma aspiral descendente. Vasculhe os comentários dos clientes nos sites de reviews e descubra a queixa comum da maioria. Já é um bom começo.

2 – Saiba encantar o cliente

O chamado "storytelling" já é um chavão no meio do marketing hoteleiro. Cativar o público por meio de uma narrativa bem costurada atrai emocionalmente e incentiva o retorno. Viajantes de lazer e de negócios não querem ser encantados pelos equipamentos do fitness center ou metragem quadrada da sala de reuniões. Na verdade, o que eles procuram saber é o quanto a estada irá afetar a sua vida de forma positiva e enriquecedora. Conquiste o coração do seu público-alvo.

3 – Integração de Sistemas e Tecnologia

Usar diferentes fornecedores para cada uma de suas necessidades de tecnologia ou Marketing (ou seja, CRS, website, motor de reserva, PMS e CRM) é uma receita para o desastre. Muitos hotéis estão perdendo inúmeras reservas por conta de uma realidade simples: eles não têm a tecnologia integrada. Trabalhe com o menor número possível de provedores e simplifique os processos.

4 – Mensuração de custo por reserva

Sem acompanhamento e sem avaliação em números dos resultados obtidos por meio de estratégias de Marketing, fica complicado batalhar por um novo orçamento para o setor no ano seguinte. Use o custo de Marketing por reserva para provar aos investidores por meio de fatos, o valor do trabalho da equipe e o impacto positivo deste trabalho no desempenho do empreendimento. Também fique atento ao custo de reserva por meio das OTA´s.

5 – Consolidação de fornecedores

Tal como foi dito com os provedores, diversos profissionais de Marketing também tendem a causar ruídos na comunicação que atravancam o progresso da estratégia. A contratação de vários pessoas para setores diferentes (design do site, e-mail marketing, mídias sociais e campanhas vigentes) interrompem o sucesso da propriedade de muitas formas. Primeiro porque você estará pagando pelo serviço. Segundo, você corre o risco de passar a maior parte do seu dia retransmitindo mensagens de um fornecedor para outro. Em caso de fracasso, todos responsabilizarão o próximo e ninguém trará a solução.

6 – Tenha um plano definido

Marketing para todos é chover no molhado. Todos os empreendedores devem saber exatamente a receita de cada segmento, permitindo o planejamento dos investimentos separadamente, ou seja, uma fatia de tamanho diferente para cada departamento.

7 – Consistência em todos os canais

Taxas, imagem, paridade e promoções são vitais para a linha de fundo de qualquer empreendimento. Há de se ter consistência em todos os pontos de contato com o cliente e canais. Se o consumidor ler em um determinado canal que se trata de um hotel chique urbano e em outro, um hotel tradicional de negócios, isso pode levar o empreendimento a perda de adesão e queda no desempenho.

8 – Fotografias impressionantes

Fotos inspiradoras valem mil reservas. Imagens evocativas podem provocar uma resposta emocional e diretamente contribuir para as decisões de reserva. Prepare as imagens pensando nos potenciais clientes que podem surgir a partir de um único olhar. A escolha por um fotógrafo especializado no mercado imobiliário e em arquitetura pode funcionar, sempre complementada pelas imagens autênticas dos melhores fotógrafos que um hotel pode ter – seus próprios hóspedes.

9 – Promoção simultânea em todos os canais

O lançamento de promoções e campanhas em todos os canais simultaneamente dá aos consumidores a sensação de conforto e evita confusões. Se os mesmos encontram em canais de terceiros, diferentes ofertas do que as que estão no site oficial, a tendência é o desconforto com a inconsistência e a desistência, levando-os a recomeçar a sua busca.

10 – Impulsione o sentimento on-line dos seus visitantes

Hóspedes sempre irão confiar na opinião de outros hóspedes. É por esta razão que os últimos comentários são um dos fatores que mais influenciam no sucesso futuro do hotel. Ao responder, livre-se do formato enlatado e corporativo e se esforce para ser verdadeiro e autêntico. Responda mesmo se a solução não estiver ao seu alcance, como o ruído da boate ao lado do hotel ou a obra barulhenta que inicia bem cedo pela manhã.

* Crédito da foto: Pixabay/TeroVesalainen