Luis Calle: carreira internacional
(foto Peter Kutuchian)

O colombiano Luis Calle, 42 anos, diretor regional de Vendas América do Sul do grupo hoteleiro mexicano Posadas, começou sua carreira na hotelaria na área de A&B. “Depois de alguns anos é que veio o convite para ir à área comercial e acabei gostando muito”, disse o executivo ao Hôtelier News, em entrevista exclusiva.
Calle se formou em hotelaria na Colômbia e fez cursos de especialização na Espanha. O primeiro trabalho foi em 1988 na rede InterContinental, no seu país natal. Depois, recebeu e aceitou o convite da Sol Meliá e trabalhou na Colômbia, Venezuela e Espanha.
“Nessa época da Sol Meliá foi que me fizeram o convite para trabalhar na área comercial”, recordou Calle. “Dessa forma, fiz a abertura do escritório comercial da rede em Bogotá, na Colòmbia, em 1992.”
Dois anos depois, o executivo recebeu uma proposta da Renaissance e participou da abertura de um resort perto de Santo Domingo, na República Dominicana.
No ano seguinte, Xavier Veciana (hoje principal executivo da rede jamaicana SuperClubs no Brasil) o contatou e fez um convite para voltar à rede InterContinental. “Aceitei e fui para o InterContinental Rio”, lembrou Calle, sobre sua primeira experiência profissional no Brasil. “Em 1996, fui transferido para o Inter de Medellín, na Colômbia, e, um ano mais tarde, voltei novamente para o Inter da Cidade Maravilhosa e estou direto no Brasil desde então.”
Antes de entrar no Grupo Posadas, Calle trabalhou também na rede Hilton, onde entrou em 1999. “Nesse período, acompanhei toda a negociação e todo o planejamento do Hilton Morumbi”, recordou. “Um dos momentos mais singulares foi ter visto a assinatura do cheque correspondente à compra do terreno, no valor de US$ 45 milhões!”
O executivo ficou na rede Hilton até janeiro de 2002, quando foi contratado pelo Posadas. É casado há 16 anos e tem dois filhos: o dominicano Pablo, de 9 anos, e o carioca Lucas, de 6 anos.
A família Calle vive em São Paulo, no bairro de Higienópolis. “Adoro essa cidade, aqui você tem tudo”, disse. “Gosto muito do shopping Páteo Higienópolis e do restaurante Figueira Rubayat.” Na hora de descansar com a família, ele leva a esposa e os filhos ao Guarujá ou ao Rio de Janeiro. (Claudio Schapochnik)