Karina Miotto*
Parati, Rio de Janeiro

Sexta-feira à noite. As luzes reluzem, a cidade é calma, o chão de pedras em vários tamanhos engana o passo e a atmosfera do século 18 é incrementada pela beleza do mar. Eis Parati, cidade histórica situada a 248 km do Rio de Janeiro, tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional, rota do ouro no período colonial. 
O que compõe o seu cenário? Museus, 300 ilhas, gente simpática, muito verde, inúmeras cachoeiras e mar com águas transparentes de cair o queixo.
Foi em meio a esse clima que a equipe do Hôtelier News chegou à cidade, recepcionada pelo staff da Pousada do Sandi, assunto do In Loco dessa semana.


Bem-vindo a Parati
(fotos: Karina Miotto)


Recepção


Essa a visão que se tem depois de dar o primeiro passo
dentro da pousada


Detalhe da decoração próxima à entrada


Cidade histórica e linda


Em Parati, o moderno é o que menos importa.
Gostoso é curtir as ruas de pedra!


Casarão e palmeira imperial, ícone da
cidade

O edifício onde hoje está a pousada existe há 300 anos e antes de hospedar turistas um dia já foi uma escola. O “link” entre passado e presente é explícito em toda a parte histórica da cidade. Nela, o antigo e o contemporâneo vivem em harmonia. Um exemplo? A própria Pousada do Sandi. Conhecida como uma das melhores e mais caras de Parati, preserva intactas as madeiras do segundo e do terceiro andar, que existem desde a construção do prédio. Isso sem falar em toda a estrutura do próprio edifício. Passear por ele é dar a volta no tempo. Passear pela cidade, também.


Visão panorâmica de dentro da pousada: chão de pedra


Estes são os prédios mais conservados da cidade


Agora em outro ângulo e…


em close. Uma obra de arte


O que restou do século 18, uma verdadeira aula de
história


À noite, o charme de Parati continua…

O que é que a pousada tem
São 26 suítes com ar condicionado, telefone, frigobar e cofre, divididas em três modalidades: luxo (acomodam até 3 pessoas), júnior (capacidade para até 4 pessoas, com ambientes interligados) e master (a mais cara, com sala de estar, TV de 33 polegadas, hidro e cama king size).
A capacidade do hotel é para 58 pessoas. Cerca de 60% dos hóspedes são estrangeiros vindos de várias partes do mundo. Americanos saem na frente, seguidos por franceses, espanhóis, nórdicos e ingleses.
Fora do quarto, as pessoas podem aproveitar as áreas de lazer como a piscina, o bar e a sauna seca e a vapor. Além do business center com acesso à internet, serviço de massagistas, sala de jogos e um leque com mais de 350 filmes da Paris Filmes. A pousada também tem centro de eventos com capacidade para até 50 pessoas.


Vista panorâmica da piscina da pousada


À noite, a beira da piscina fica iluminada


O Lobby da pousada possui vários ambientes…


… para descansar…


… ou conversar. Os móveis são bem alegres.


Detalhe da decoração


Trecho de área verde da pousada

Em junho do ano passado, o hotel começou a fazer algumas pequenas modificações. Trocou lençóis, travesseiros, colchões, boxes, TVs, frigobar e pintou apartamentos. A fachada fica pronta no final de março.


Fachada da pousada
(foto: divulgação)


Suíte Master
(foto: divulgação)

A decoração de todos os espaços foi preparada pela proprietária Sandra Cintra Foz. “Tenho quadros e objetos de decoração escolhidos a dedo. Alguns são de outras partes do mundo, mas o que quero mesmo é deixar a pousada com cara de Brasil. Outra coisa que faço questão que tenha aqui são flores com espécies da Mata Atlântica”.
Um dos espaços mais bonitos da pousada é o do 8 Gastronomia. Lá dentro tem verde, rosa, lilás, amarelo, laranja. As cores dão alegria ao ambiente, que ficou ainda mais charmoso depois das pinturas na parede feitas pela artista plástica Isabelle Tuchband.
O lobby é bem colorido. As flores e os quadros estão em harmonia de cores. “Aqui tem um ar muito familiar. As pessoas se sentem em casa”, afirma Roberto Jeolas, sócio-proprietário da HIP Hotels International Partners, empresa que administra a pousada.


Repare em como as cores das plantas combinam perfeitamente
com a decoração desta parte de um dos lobbies


Como Sandra, a proprietária, nos disse: a intenção é abrasileirar a
pousada. Neste quadro, está retratada a Festa do Divino, popular em
Parati


Mais Brasil


Salve Iemanjá! Detalhe na parede que leva ao…


espaço do restaurante, colorido e cheio de desenhos…


mais cores…


No teto, detalhe da pintura de Isabelle


Close da sereia de Isabelle

8 Gastronomia


Chef Ricardo Barletta

Quem comanda a cozinha do restaurante do hotel é o chef Seth Person, ao lado do também chef Ricardo Barletta, de 26 anos. A trajetória até chegar em Paraty foi longa: ele trabalhou em outros lugares, em São Paulo, e morou 6 meses na Itália e outros 2 anos e meio em Londres, “lugar onde aprendi a trabalhar com todos os tipos de cozinha”.
De suas andanças pelo mundo, trouxe influências ao restaurante que comanda na Pousada do Sandi. A cozinha internacional vem daí e tanto hóspedes quanto pessoas de fora têm a chance de provar pratos com influências indianas, tailandesas, marroquinas, italianas e, claro, brasileiras. “Aqui é um hotel, então tenho desde queijo quente e batata frita até pratos exóticos, como o frango ao curry com suco de laranja”.
O 8 Gastronomia também serve café da manhã e quem não está hospedado lá, paga R$ 15. Vale a pena. 
Entre os ítens estão bolos, pudins, sucos, pães, frios, cereais e frutas.


Cores vivas e muitas opções deliciosas no café
da manhã!


Mustafá, maitre que entende tudo de café da manhã e
de atendimento de primeira

Números da Pousada do Sandi

Taxa de ocupação: entre 60% e 70% ao ano
Preços das suítes: luxo (350 reais); júnior (450 reais); master (500 reais)
Diária média anual: em torno de 310 reais – faz um ano que não há aumento de tarifário.

Serviço
Pousada do Sandi
Largo do Rosário, 01
Paraty – RJ
[email protected]
www.pousadadosandi.com.br
Reservas
de segunda a sexta das 9h às 18h: (11) 3864-9111
finais de semana: (24) 3371-1236

A reportagem do Hôtelier News viajou à convite da Pousada do Sandi, com apoio de Paraty Best Travel, Adventure Experience, Restaurante Eh-Lahô, Angatu, Fazenda Murycana e HIP Hotels International Partners.