O tema sustentabilidade continuou norteando as ações nesse segundo dia de Conotel. O termo aplicado à sobrevivencia do negócio hoteleiro e à ações ambientais entrou em voga com falas do engenheiro Silvio Barros e do biólogo Daniel Martins. O primeiro deles ministrou a palestra "Sustentabilidade do seu Negócio" e o segundo apresentou o case do Unique Garden e das iniciativas implementadas no empreendimento.

Barros bateu bastante na tecla da sustentabilidade financeira e de como as políticas voltadas ao turismo interferem no cotidiano dos hotéis. Ele ainda falou sobre a importância do respeito aos desejos do cliente e em como o hoteleiro deve permanecer vigilante para entender as tendências de mercado.

"Você conhece seu hóspede? Pois saiba que ele te conhece e observa cada pequena atitude que o hotel toma em relação a ele e ao seu bem-estar", alerta. "Estar atento a isso é manter seu negócio sustentável".

Daniel Martins falou sobre como a cultura das ações sustentáveis e de preservação ambiental estão arraigadas nas práticas mais cotidianas do Unique Garde, localizado em Mairiporã (SP). Segundo contou o palestrante, essa tendência está com o hotel desde sua fundação e o principal entusiasta da postura foi o empresário Victor Siaulys, que fundou a unidade.

"Investimos em duas estações de tratamento compactas com capacidade para 36 metros cúbicos de afluentes tratados diariamente", comenta. De acordo com ele, essa é apenas uma das ações entre outras muitas que fazem parte da estrutura e do cotidiano no hotel.

Logo após a dupla de palestrantes, a advogada mineira Giovana Bianchini teve o microfone e falou sobre cobranças de ISS na hotelaria. A programação entra na noite de hoje (18) e segue amanhã (19) com o último dia de evento.

* Crédito da foto na capa: Filip Calixto