A abertura ontem (28) da 59ª edição do Conotel (Congresso Nacional de Hotelaria) foi marcada pelo discurso do ministro do Turismo Marx Beltrão. A questão da regulamentação da hospedagem compartilhada, o Programa + Brasil e a defesa  do turismo como um dos principais fomentos para a recuperação econômica do País foram as principais pautas da fala de Beltrão. "Estou há apenas sete meses nessa pasta, porém estou completamente encantado com o setor, que sem dúvidas é um dos caminhos mais eficazes para ajudar na recuperação da economia brasileira", discursou. "Estou trabalhando também para regulamentar a questão da hospedagem compartilhada, que precisa ser solucionada o quanto antes. Da forma que está, é injusta para o segmento hoteleiro. Saibam que serei um soldado e se necessário até um genaral para defender o Turismo", completou.

Entre as ações que almeja, o ministro salientou que nos próximos quatro anos trabalhará para elevar o número de turistas domésticos para cem milhões e os internacionais para 12 milhões. "Além disso queremos incrementar o índice de trabalhadores no setor, dos atuais oito milhões para 13 milhões. Chegou a hora e a vez do turismo!", finalizou o ministro, que foi aplaudido em pé pela plateia.

Discursaram antes dele, Dilson Jatahy Fonseca Jr., presidente da ABIH Nacional; Alexandre Sampaio, presidente da FBHA (Federação Brasileria de Hospedagem e Alimentação); David Barioni, presidente do SPTurismo; Laercio Benko, secretário de Turismo de São Paulo; e Vinícius Lummertz, presidente da Embratur; e o deputado federal Otávio Leite, que foi enfático na necessidade para a captação de recursos para o Setor. "Sem recursos não é possível agir, precisamos criar formas para capta-los para seguir adiante com nossos projetos", disse o parlamentar, que entregou um documento para Jatahy com as sugestãoes que está pleiteiando na Câmara Federal.

* Crédito da foto no destaque: Peter Kutuchian