A Costa do Sauípe (BA) e a EDP Brasil estão celebrando os resultados de uma parceria firmada para o aperfeiçoamento da eficiência energética em dois hotéis do destino baiano. A elétrica, que atua nas áreas de geração, distribuição, comercialização e soluções em energia, modernizou toda a estrutura de refrigeração dos empreendimentos, substituindo equipamentos antigos por outros mais modernos e eficientes, simplificando o sistema.

A iniciativa foi contemplada em 2016 pelo Programa de Eficiência Energética da Coelba (Grupo Neoenergia), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A concessionária apoiou tecnicamente e financiou parte do projeto por meio de um contrato de desempenho de cerca de R$ 2,5 milhões, correspondente a 50% do custo total.
Com o término da remodelação, detectou-se uma diminuição anual nos gastos de 2,965 mil MWh, cerca de 34% a mais do que o previsto.

"Hoje, parte da Costa do Sauípe conta com os benefícios da implantação de um projeto moderno e eficiente, o que já se reflete também no bem-estar dos hóspedes. Trata-se de um modelo que também pode ser replicado em outras redes do setor hoteleiro ou em outros segmentos da indústria e do comércio", explicou Fernando Saliba, diretor da área de comercialização e soluções de energia da EDP.

O investimento necessário para a reforma, estimado em R$ 5,7 milhões, foi feito em parte pela própria EDP e será pago pela Costa do Sauípe com porcentagens do que for economizado mensalmente nas contas de energia. Com esse modelo, a empresa de energia absorve o risco do negócio e consegue assegurar a redução dos custos do destino.

Serviço
edp.com.br

* Crédito da foto de capa: Pixabay/vanlima