Com mais de 35 edições realizadas e 700 alunos formados, o curso O negócio do luxo, realizado pela MCF Consultoria e Conhecimento, tem inscrições abertas para a edição anual que ocorre no Rio de Janeiro.
 
De acordo com Julio Horta, consultor de Negócios-Institucional da MCF, a expectativa é receber cerca de 30 participantes, sendo cerca de 30% destes do mercado hoteleiro. “Principalmente no Rio, temos pessoas de grandes redes e até empresários de hotéis boutique que participam. Há mais hoteleiros na edição carioca do que em São Paulo”, diz. Ele explica que isso se dá, possivelmente, por ocorrerem quatro edições na capital paulista, o que dissemina a participação dos paulistanos.
 
Na grade do curso, que acontece nos dias 16 e 17 de setembro, no Sofitel Rio de Janeiro, em Copacabana, os participantes são convidados a interagir para decifrar os negócios do luxo com base em cases, abordando mercados e posicionamento, cenários, conglomerados, marcas, marketing sensorial e experiência.
 
“Nem todas as empresas e marcas devem ou podem ser operações de luxo. Porém, todas elas, independente do setor em que atuam, podem aprender com as ferramentas de gestão do luxo para desenvolver atributos de diferenciação competitiva”, destaca Carlos Ferreirinha, presidente da MCF e que ministra o curso.
 
Segundo Julio Horta, este projeto já foi realizado em outras capitais brasileiras, como Porto Alegre, Curitiba e Brasília, porém, por concentrar os maiores mercados do segmento, São Paulo e Rio de Janeiro foram eleitas, em 2010, principais praças. Ele conta que na capital carioca, desde 2009, houve aumento significativo da procura.
 
“O Rio vem num amadurecimento muito veloz. Em 2007 e 2008 tivemos dificuldade para montar turma. Mas, a partir de 2009 e principalmente em 2010, houve um crescimento muito grande de interesses”, destaca Horta.
 
Criado em 2003, O negócio do luxo também teve edições em países da América Latina.
(Dênis Matos)