Linguiça artesanal pode render novo título à Bragança PaulistaBragança Paulista promove anualmente a Festa da Linguiça

 

A linguiça artesanal de Bragança Paulista deverá render ao município um novo título: Capital Nacional da Linguiça Artesanal. Ao menos, essa foi a proposta apresentada pelo deputado federal Herculano Passos (PSD/SP) esta semana, no Congresso Nacional

Agora, o projeto aguarda despacho da presidência da Casa, que definirá em quais comissões tramitará. “O título dará mais destaque ao município. Com certeza, impulsionará a divulgação da qualidade reconhecida do produto, atraindo investimentos e turismo”, avalia Passos, presidente da Frente Parlamentar do Turismo do Congresso. “Além disso, dá justo reconhecimento à identidade cultural local associada ao produto e à sua história”, completa.

A cidade, que fica a 90 quilômetros de São Paulo, promove anualmente sua tradicional Festa da Linguiça. Um dos principais eventos locais, o encontro atrai 30 mil visitantes de fora. Durante a festa, são consumidos mais de 1 mil quilos do produto.

História da Linguiça Artesanal

Segundo a versão mais aceita, a linguiça bragantina teria origem na região da Calábria, na Itália. Uma senhora chamada Palmira Boldrini preparava o produto, feito de pernil de porco. Durante a II Guerra Mundial, ela passou a produzir sua linguiça de modo que fosse menos perecível. Com isso, o marido e os filhos poderiam comer durante a batalha.

Ao final do conflito, a família decidiu emigrar para o Brasil e se estabeleceu em Bragança Paulista. Em terras brasileiras, Dona Palmira e as filhas deram continuidade à produção. A notícia se espalhou pela região e a fabricação foi aumentando, tornando-se referência no estado. Hoje, a linguiça bragantina é muito procurada, seja em restaurantes, bares, açougues ou mesmo às margens das rodovias.

Mais do que uma importante atividade econômica local, a linguiça artesanal tem sido adotada como elemento de identificação para a estruturação turística da cidade. Tal fato estimulou o deputado Herculano Passos a sugerir a proposta no Congresso.

(*) Crédito da foto: Pavlofox/Pixabay