(foto: arquivo HN/Filip Calixto)

Por meio de um estudo realizado no fim de 2014, a Expedia identificou o comportamento do internauta diante de anúncios de hotéis e a movimentação e fixação do olhar enquanto visualiza as imagens. Destacando a importância das fotos para chamar a atenção do cliente, a companhia dá algumas dicas para os hoteleiros.

Os resultados apontaram que os quartos com vista costumam chamar a atenção do cliente, sendo uma imagem mais desejável do que a simples combinação cama e televisão. As vistas, aliás, são bem vindas em qualquer foto de ambiente: pode ser lobby, sala, spa, terraço, aproveitando-se sempre que possível da iluminação natural.

Outra dica dada pela companhia é que o hotel apresente nas imagens quaisquer características únicas, evidenciando os atributos do empreendimento. Claro, organização e limpeza do ambiente antes de fotografá-lo é indispensável. Evite também distorções técnicas e imagens feitas com lente grande angular.

A variedade das fotos também é importante: mostre o quarto e os ambientes secundários, closet, banheiro e área externas do hotel. Misture fotos em close e também com perspectiva mais aberta.

Metodologia
Conforme divulgado pela companhia, o monitoramento das expressões faciais e dos olhos foi feito em tempo real por meio de eletromiografia (EMG), um exame que monitora o movimento dos músculos dos olhos e da face. Sempre que houve uma elevação no sinal do EMG indicando alteração de sensações negativas ou positivas, o indivíduo era consultado verbalmente sobre a reação à imagem. O estudo incentivou o participante a realizar compras de forma natural em qualquer website e a utilizar os métodos que mais o agradavam.

Serviço
www.expedia.com