De Acapulco, México*

Presença presidencial foi destaque na abertura
(foto: Flip Calixto)
 

Durante os próximos quatro dias, a litorânea Acapulco transforma-se na sede dos acontecimentos turísticos no México. Neste período, o destino recebe a edição número 40 do Tianguis Turístico México e vira o centro das atenções para debates sobre o potencial transformador da atividade.

Hoje (23) ocorreu a cerimônia oficial de abertura com a presença do presidente Enrique Peña Nieto, que endossou o principal mote do encontro e discursou acerca das mudanças econômicas e sociais promovidas a partir da atividade turística. "Estamos acompanhando as cifras e números deste setor para a nação, e percebemos o quão positivas, relevantes e significativas são elas", ponderou o presidente, destacando o trabalho realizado pela pasta competente.

Nieto esteve acompanhado por governadores de diferentes Estados mexicanos, por empresários de destaque no segmento e por Claudia Ruiz Massieu, secretária de Turismo. Todos cumpriram o protocolo do corte inaugural de fita, de um passeio pelo pavilhão de estandes e de um almoço sucedido por pronunciamentos – apenas o último ato acompanhado pela imprensa local e pela mídia estrangeira.

Em tom de orgulho, a secretária salientou a filosofia que fez o nicho turístico alcançar números recordes no último ano – 2014 é tido como a temporada com melhores números na história, superando a média mundial de crescimento turístico e levando o México de volta à lista das dez nações que mais recebem viajantes estrangeiros. "Cada turista que chega e experimenta a hospitalidade do povo mexicano se converte em um embaixador do nosso país, trazendo novos visitantes e divulgando bem nossos atrativos", considerou.

Causas e metas
Amparada por um forte aparato de segurança – muito por conta da presença presidencial – Claudia apontou algumas causas para o êxito no ano passado. De acordo com ela, a união entre iniciativa pública, privada e até da própria população, além do comprometimento de todas estas partes, configuram a fórmula do sucesso na nação da América do Norte.

"Destes elementos nasceram um outro ponto fundamental: a confiança que temos no trabalho que estamos desenvolvendo", acrescenta.

Não satisfeita com os indicativos já obtidos, a secretária mensura que, em 2018 (ano que se encerra o mandato do atual presidente), os resultados da visitação estrangeira serão 27% maiores que o histórico 2014.

A convenção segue ocorrendo até quinta-feira (26) com um feira de empresas do ramo e um compilado de palestras abordando dilemas do segmento.

Serviço
tianguisturisticomexico.com.mx

  * O jornalista do Hôtelier News viaja ao México a convite do Conselho de Promoção Turística do México