Dez dicas para comercializar luxo em época de recessão
12 de maio de 2010Em uma época de crise econômica é comum pensar que os produtos e serviços de luxo seriam os primeiros a sofrer. No entanto, essa fase pode ser um grande momento para os que tenham um planejamento. É o momento onde os consumidores reavaliam seu compromisso com a marca e criam novos padrões de compra.
A recessão atual é nova, diferente das anteriores, por isso as regras para atuar neste momento são diferentes. Para isso, Steve Grant, diretor de planejamento global da Euro RSCG Luxe, empresa de marketing de luxo, dá 10 dicas para obter êxito na comercialização de marcas de luxo, o que vale também para os hotéis deste segmento.
Os Premium são aqueles que alinham padrões de serviço e produto e oferecem uma maior qualidade neles. Já o luxo, cria uma fantasia além do valor funcional do produto.
Sua estratégia de marketing nunca deve perder isso de vista. Um marketing confuso fará seus clientes ficarem confusos também.
Uma marca deve estar sempre engajada com seus clientes, incentivando o feedback como uma ação positiva. Se os consumidores estão comprando menos, então eles precisarão de outros mecanismos para se relacionar com sua marca. Lembre-se que qualquer contato com sua marca é um comportamento para uma possível compra futura, por isso cada ponto de contato deve ser profundo, envolvente e uma porta de entrada para o futuro.
Dez por cento de seus clientes geram no boca a boca mais de 60% das palavras de sua marca, e é esse marketing o principal influenciador na decisão de compra do consumidor, seja agora ou em um ano. Identificar estes apóstolos da marca, e fornecer-lhes conteúdo de conversação para melhorar seu boca a boca nunca foi tão importante.
A transparência dos materiais ou serviços é cada vez mais importante, demonstrar durabilidade e qualidade são vitais. É essencial ter clareza em todo serviço e produto que será entregue ao cliente, mostrando, no caso de produtos, de onde vieram e no caso de serviços, quem são as pessoas envolvidas e responsáveis por estes. Gerando em ambos os casos, credibilidade e segurança na compra.
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