Diego Correa
O analista de sistemas, Diego Corrêa
(foto: arquivo pessoal)

Um novo tipo de comportamento dos consumidores está modificando o cenário de muitos setores do comércio e serviços. O que antes eram vantagens competitivas para empresas como barreiras altas de entrada no mercado, processo de manufatura complexo e informações sigilosas de produção estão cada vez menos relevantes devido a alta disponibilidade de informações.

Num novo cenário com TVs, tablets, smartphones, laptops conectados á internet todo o tempo e em qualquer lugar, uma nova cultura de consumo está se criando. As empresas agora, como já fizeram a algum tempo, terão de se adequar à outra nova cultura digital para amplificar o seu alcance de captação de clientes. Elas terão de competir por este consumidor em novas mídias sociais onde a atenção está cada vez mais dispersa. Do mesmo modo como ocorreu com a chegada da internet e dos websites, empresas deverão entender e aprender como as novas mídias afetam o comportamento dos seus consumidores, e o porquê disto ocorrer.

Os consumidores agora estão providos de novas tecnologias, como: redes sociais, ferramentas de comparação de preços, geolocalização, leilões online, compras coletivas e site de opiniões sobre serviços. Estas tecnologias estão impactando no processo decisório de compra e este novo padrão de decisões faz nascer uma nova era de risco onde qualquer negócio, seja de pequeno ou grande porte torna-se vulnerável quanto a propagação descontrolada de informações nestas redes. Os consumidores estão constantemente publicando suas experiências em suas redes de relacionamento, e estas informações, se tornando parâmetros de escolha de compra.

As pessoas conectadas em mídias sociais se orientam pelas informações que suas redes fornecem sobre produtos e serviços que, por muitas vezes, as compartilham com outras pessoas tornando o processo cíclico, eficiente e expansivo.

Para seu negócio ajustar ao processo evolutivo das mídias sociais, é importante saber qual seu nicho, aonde seus clientes estão, o que eles esperam e valorizam, além de se atentar para as seguintes estratégias:

1. Redes Sociais como Facebook, Twitter, Instagram: como elas estão conectando as pessoas e o que estas pessoas estão dizendo sobre a marca ou negócio.
2. Recompensar o seu cliente por participar de promoções, programas de fidelização e experiências personalizadas que incentivam o compartilhamento em mídias sociais.
3. Verificar o que os seus clientes estão compartilhando sobre você e aprimorar o serviço oferecido no seu estabelecimento.
4. Utilizar de serviços de geolocalização e geomarketing (serviços como Foursquare) e explorar o seu destino compartilhando experiências locais.
5. Investir em presença online através de uma variedade de plataformas (desktop, mobile, tablets) e de canais de venda. Além disso, é importante também de aprimorar a experiência de uso e ajustar comunicação para cada canal.
6. Investir em serviços de publicidade online como Facebook Exchange, Google Adwords e Remarketing.

Este ano e o próximo serão fundamentais na definição da posição das empresas na competição online e de como será esta concorrência num futuro próximo. Para competir nesse ambiente, é necessário conhecer seus clientes, entender como eles tomam decisões e influenciar nesse processo. Independente da tecnologia utilizada, o futuro dos negócios está na capacidade de reconhecer novas oportunidades e adaptar-se com base no que elas apresentam.

* Diego Corrêa é coordenador de marketing da HSystem Tecnologia. Formado em Análise de Sistemas, especializou-se em mercados online e sistemas para internet. Atualmente estuda como a tecnologia e os novos canais de mídia social influenciam negócios, marketing, cultura e o ramo hoteleiro.

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