Francisco Calvo, CEO da rede oriunda do Centro-Oeste brasileiro
(fotos: divulgação/Hplus)

Hoje líder de mercado no Distrito Federal, com 14 empreendimentos em operação, a Hplus Hotelaria completa este mês seu 15º aniversário e reitera planos de crescimento. Conforme asseguram os gestores da rede, nos próximos cinco anos, a ideia é fazer com que a empresa dobre em tamanho, faturamento e representatividade de mercado num projeto que deve ultrapassar as fronteiras da capital brasileira e alcançar grandes centros do País.

Sobre os planos que a companhia articula, Francisco Calvo, CEO da corporação, e Ricardo Aly, diretor de Marketing e Vendas, responderam à reportagem. Abaixo, os projetos de uma rede que se anima em crescer.

Hôtelier News: Administradora de 14 empreendimentos, a rede é hoje a mais presente no Distrito Federal. O próximo passo de expansão da empresa está em aumentar sua liderança na região ou em explorar novos mercados? O que pode ser mais interessante?
Ricardo Aly: A rede amadureceu bastante nestes últimos anos, consolidando sua presença no Distrito Federal e com clientes com origem em várias cidades brasileiras, inclusive fora do país, e sentimos que ela já esta pronta para levar sua experiência para outras regiões do Brasil como São Paulo, Rio de Janeiro, Tocantins e Pará.
 
HN: Na última vez que falamos em crescimento da rede, a meta era dobrar o tamanho da companhia. Esse segue sendo o objetivo? 
Francisco Calvo: Exatamente. Nossa meta segue sendo dobrar em cinco anos não só o tamanho da empresa como também o faturamento e a nossa representatividade nacional através de novos contratos.

Os primeiros passos são sempre os mais difíceis, principalmente neste momento de crise, mas comparativamente ao ano anterior o nosso faturamento já vem crescendo de forma significativa, e nossos novos hotéis como o Vision Hplus Express+ e Fusion Hplus Express+ já são líderes no seu seguimento de mercado. 

HN: Como a empresa pretende construir esse plano de expansão?
Calvo: O primeiro ponto para viabilizar o nosso plano de expansão é consolidar nossa liderança em Brasília em todos os segmentos onde atuamos, seja de longa estada, econômico, executivo ou Premium. Neste sentido, já podemos ver nos estudos comparativos de market share que os estabelecimentos da Hplus abertos há menos de três anos já ocupam posição de destaque neste mercado. Os nossos cinco hotéis de diária já estão posicionados entre os 15 melhores hotéis de Brasília nos portais de avaliações de clientes, o que corresponde com toda a certeza na melhor estratégia para realizar a nossa expansão, qual seja, a de entregar o que foi prometido.

Em paralelo, também estamos avaliando oportunidades de conversão em diversas regiões do país, e por isso, a qualquer momento podemos ter novidades, mas com certeza a nossa prioridade é consolidar o nosso posicionamento em Brasília, aumentar o faturamento tanto nosso quanto dos sócios participantes neste mercado tão competitivo, e, de forma gradual e consistente, abrirmos unidades em outros mercados, principalmente nos centros emissores para a Capital Federal.

Ricardo Aly, diretor de Marketing e Vendas da rede
(foto: Peter Kutuchian)

HN: Líder de mercado em números, como a empresa compreende seu posicionamento no mercado de Brasília?
Aly: A consolidação  do posicionamento da Hplus no Distrito Federal foi bem estruturada, uma vez que dispõem em seu portfolio diversos tipos de hotéis que atendem as principais necessidades de hospedagem. Desde um long stay tradicional á um resort, de um hotel econômico até um de categoria uper midscale, a Hplus consegue agradar e atingir uma gama maior de público.

HN: Com tantos empreendimentos geridos é normal que as unidades sejam diferentes entre si. Mas, ainda com esse pensamento, qual a caracterítica que une esses hotéis como de uma mesma rede?
Calvo: Apesar das diferenças físicas em cada empreendimento, o padrão e a qualidade Hplus é mantido de ponta a ponta em todas as unidades, seja nos hotéis ou long stay.

A principal característica que une todos os hotéis está na excelência em servir e de sermos os melhores anfitriões aos nossos hóspedes que, independente do hotel, ele possa se sentir em casa e ter a melhor experiência de hospedagem na rede Hplus. Por isso, investimos fortemente em treinamentos com os nossos colaboradores.

HN: Completando 15 anos, a companhia pretende realizar alguma ação comemorativa?
Aly: Neste mês de aniversário estamos com uma campanha muito especial e institucional Chegamos juntos até aqui – Hplus Hotelaria 15 anos presente nos nossos principais canais como site, Facebook, Instagram e LinkedIn, além de uma campanha em cada uma de nossas 14 unidades, onde destacamos relatos de hóspedes habitues e colaboradores especiais que ajudaram a Hplus a se tornar referência no mercado brasiliense.