Num comício realizado hoje (16), Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, afirmou que cancelará o acordo entre os Estados Unidos e Cuba assinado por Barack Obama em 2015. A medida, caso realmente se confirme, deve impactar de maneira direta o atual crescimento do mercado turístico na ilha caribenha, já que dessa maneira o embargo comercial voltaria, dificultando viagens de turistas estadunidenses à Cuba. Atualmente, a América do Norte é responsável pelo maior fluxo de visitantes em território cubano.

Em seu discurso de hoje, divulgado em trechos pelo portal G1, Trump afirmou que reforçará o embargo contra a ilha e que seu governo deve adotar novas restrições a viagens de americanos para Cuba. Essas medidas serão acompanhadas por uma proibição para empresas norte-americanas de fazer negócios com empresas cubanas controladas pelas Forças Armadas do país latino-americano.

O presidente dos Estados Unidos alegou que seu ato é cancelar um acordo completamente unilateral selado pela última administração.

Apesar de não haver nada confirmado, o pronunciamento do líder da Casa Branca gera suspeitas sobre a concretização de investimentos já anunciados de empresas internacionais no mercado cubano. 

* Foto de capa: Pixabay/tpsdave