Sustentável desde quando ainda estava no projeto e exemplo para todos os novos edifícios, o Druds Hotel Hortolândia, no Interior de São Paulo, inaugurado em 2013, celebra os frutos colhidos pelas práticas adotadas. O hotel foi o primeiro no País a utilizar em 100% dos apartamentos e áreas comuns, somente lâmpadas LED. Em sua infraestrutura predial, há uma estação de tratamento de água que trabalha com o reuso da água das pias e das duchas para a descarga dos vasos sanitários.

Além disso, o empreendimento possui aquecimento solar com apoio a gás, economizadores de energia nos apartamentos, piso vinílico composto por 70% de matéria-prima reciclada, fechamento automático de torneiras, ar-condicionado com tecnologia inverter, que proporciona até 50% de economia em comparação com os convencionais, vidros com película de controle solar que bloqueiam o calor sem diminuir a luminosidade, coleta seletiva de lixo e sensores de presença que acionam as luzes dos corredores.

Toda a limpeza do hotel é feita com produtos biodegradáveis e a equipe trabalha em campanhas de conscientização dos hóspedes para redução do consumo de energia e água em relação ao enxoval. A água da lavanderia também é utilizada para a rega de plantas e limpeza das áreas de serviço.

Fabrício Konno, diretor do Druds Hotel, contou um pouco mais sobre o conceito e práticas e importância das práticas sustentáveis e o impacto positivo que elas causaram desde o início da operação do hotel.

HN: O hotel foi aberto em 2013. De lá pra cá, sentiram necessidade de alguma renovação?
Fabrício Konno: Sim, sentimos que muitos hóspedes procuravam um local para praticar exercícios físicos e não tínhamos uma academia própria no hotel, sendo assim, a mesma foi construída e adaptada ao prédio.

HN: Quais os serviços e atrativos oferecidos atualmente?
Konno: O Druds não cobra nenhuma taxa adicional, as diárias incluem café da manhã, estacionamento e internet. Além dos 159 apartamentos, temos quatro salas moduláveis e nossa maior sala comporta até 300 pessoas em auditório. Temos conveniência e room service 24 horas, lavanderia e business center.

HN: Todos os itens sustentáveis já faziam parte do projeto? Qual foi o impacto econômico obtido?
Konno: Sim, tudo foi planejado e estudado, já faziam parte do projeto desde o início. Sendo um hotel sustentável, temos uma grande porcentagem na economia gerada em energia elétrica, água e gás.

HN: Você enxerga a política sustentável como influenciador na escolha do hotel atualmente?
Konno: Até o momento acreditamos que os clientes acham que são ações importantes sim, porém não influenciam na escolha do hotel.

Serviço
drudshotel.com.br

* Crédito da foto de capa: divulgação/Druds Hotel Hortolândia