Brasília
(foto: divulgação/Setur-DF/Bruno Pinheiro)

A Secretaria de Turismo do Distrito Federal divulgou nesta quinta-feira (31), em entrevista coletiva, o balanço da Copa do Mundo em Brasília. De acordo com os dados, o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek bateu recorde na operação de voos internacionais, registrando um crescimento de 55% se comparado ao ano anterior, com 870 pousos e decolagens. Os voos oriundos da Argentina lideraram o ranking, com 166 frequências ligando Buenos Aires a Brasília. Em segundo lugar, ficou a conexão direta da capital com Lisboa (Portugal), com 86 voos. 

A movimentação de turistas nacionais e estrangeiros no estádio Mané Garrincha foi a segunda maior entre as arenas do Mundial, totalizando  478,2 mil torcedores em sete jogos, uma média de 68,3 mil por partida, segundo maior público depois do Maracanã, no Rio de Janeiro. Desde sua inauguração, em maio de 2013, o estádio atraiu público de 1,3 milhão de pessoas.

Em 25 dias de agenda, a FIFA Fan Fest recebeu 351 mil brasileiros e estrangeiros, com artistas como Ellen Oléria, Naldo, Daniela Mercury e Moraes Moreira.  Na abertura do campeonato, o espaço destinado ao encontro dos torcedores recebeu 40 mil pessoas, o maior público entre as 12 cidades-sede, segundo a Setur. O volume de vendas na Feira da Torre de TV, um dos principais pontos turísticos de Brasilia, aumentou em mil por cento na praça de alimentação e 50% nas barracas de artesanato.

“O Brasil precisa continuar surfando na onda da Copa do Mundo, reforçando o investimento na promoção interna e internacional”, disse Luis Otávio Neves, secretário de Turismo do DF.

Serviço
www.setur.df.gov.br