Via de regra no discurso e no departamento de Marketing de muitos hotéis, a sustentabilidade ganhou os holofotes do mercado hoteleiro. Mas nem tudo são, de fato, práticas sustentáveis. Para desmistificar tal conceito, o EarthCheck, instituto líder em avaliação do tema na hotelaria, listou alguns hotéis que efetivamente são exemplos quanto ao conceito.
 
Três unidades da bandeira Novotel aparecem na lista: uma em Pequim, na China, e duas no México. O instituto avalia que a bandeira, pertencente à francesa Accor, é referência em 10 de 15 indicadores de avaliação, passando por emissão de gases de efeito estufa, sistema de coleta e reciclagem de resíduos, consumo de energia, economia de água e pouco desperdício.
 
O InterContinental Singapura figura na lista como referência quanto à eficiência energética, com 18,8% acima da média de melhores práticas. No quesito emissão de gases estufa, o Grand Palladium Jamaica and Lady Hamilton Spa aparece com número 39,9% superior à média das melhores práticas.
 
Um programa para a revitalização da paisagem local, com fertilizantes orgânicos produzidos pela própria comunidade, é o destaque, segundo o EarthCheck, do Centara Karon Resort Phuket, da Tailândia.
 
A lista completa pode ser conferida no link abaixo.
(Redação)