BraztoaCarlos Palmeira Lopes, Magda Nassar, Mônica Sâmia e Fernando Santos
 
Homenageando o público feminino, no Dia Internacional da Mulher, começou há pouco o Encontro Comercial Braztoa. O evento, que chega a sua edição 49, é realizado no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, e tem o formato intimista como sua maior novidade. O número recorde de inscritos, sendo 1830 agentes de viagem e 40 expositores, é outro número em destaque.
 
Magda Nassar, presidente da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), lembrou do passado para exaltar o lugar escolhido para a edição deste ano. "Esse é um centro de convenções que nos traz ótimas recordações", pontua a dirigente, lembrando que até 2013 o evento era promovido no quinto andar do espaço. "Mantivemos o que sempre fizemos. Foco em negócios e relacionamento num ambiente fértil para debates, informações e experiências."
 
O formato de visitação tem uma sensível diferença na comparação com outras edições. Os estandes foram abolidos, dando lugar a pontos de atendimento. São espaços pequenos que possibilitam interação próxima com os agentes participantes.
 
Na programação, cerca de 500 reuniões estão agendadas. Todas elas alinhadas a partir de uma ferramenta que permitiu aos visitantes marcarem horários para conversas com associados Braztoa. O profissionais terão 10 minutos para as reuniões marcadas com cada expositor e mais cinco para deslocamentos entre as reuniões.

Parcerias Braztoa resultam em mais participantes

Para alcançar o número recorde de pré-inscritos, os organizadores realizaram acordos com outras associações. A principal deles foi fechada com a Abav Nacional, que reverberou o acontecimento junto a seus associados. O acordo com a Aviesp, que organizou caravanas rodoviárias, também foi citado pela presidente.  
 
Na primeira atividade do dia, um painel com quatro mulheres debateu a força feminina no cenário turístico e no mercado de trabalho. Magda Nassar recebeu Ana Deodato, especialista em marketing e eventos para o turismo, Sabrina Bull, influenciadora digital, e Sabina Deweik, jornalista e consultora. 
 
Nessa atividade as convidadas falaram sobre suas experiências e recordações de viagem. Na conclusão, Sabina alertou sobre o comportamento do consumidor atual, que prefere experiências sensoriais em detrimento as antigas viagens que priorizavam o luxo. "O atual momento da sociedade coloca o turismo em evidência pelo que ele pode oferecer. Vocês estão no momento e no mercado certo", finaliza.
 
* Foto de capa: Filip Calixto