Capa do livro
(divulgação)

Lançado pela Editora Senac São Paulo, O Guia Definitivo da Ressaca, de Richard Drunkard, mostra como amenizar ou eliminar a sensação ruim do dia seguinte, após excessos seja de bebida ou de comida. Drunkard dá sugestões para curar a ressaca, baseadas na sua própria experiência e na sabedoria popular inglesa e brasileira também.
Drunkard destaca vários tipos de ressaca, como a de talento (aquela em que você só inspira a escrever depois de uma noite regada a vários drinques) e a dinamite (você se levanta muito bem após tomar muitas bebidas na noite anterior, porém, depois de duas horas sente um profundo mal-estar). Ele propõe também um programa para equilibrar o organismo depois de uma extravagância, que alia dieta e exercícios. As receitas são leves e fáceis de fazer, há exemplos de sopas e caldos, saladas, vitaminas e pratos com carne branca.
Segundo a editora, para quem espera mais um livro comum de receitas e dicas óbvias, engana-se. O autor, dono de um humor refinado, permeia a obra com frases, anedotas, ditos populares e histórias verdadeiras de bons bebedores como Edgar Allan Poe, Baudelaire, Verlaine, Rimbaud, Oscar Wilde, Bukowski e Hemingway.
O livro contém também engraçadas charges do cartunista Gilmar Barbosa sobre o prazer ou o transtorno de beber alguns copinhos a mais. (Claudio Schapochnik)

Serviço
O Guia Definitivo da Ressaca
Autor: Richard Drunkard
Capa e Ilustrações: Gilmar Barbosa
Editora Senac São Paulo
Preço sugerido: R$ 35
Número de páginas: 196